Criada em 21/03/2019 às 17h22 | Pesquisa

Brasil sediará maior congresso de pesquisa florestal do mundo; mais de 4 mil trabalhos de pesquisadores de 114 países

Congresso Mundial de Pesquisa Florestal acontece pela primeira vez na América Latina e vai discutir “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”. O evento acontece entre os dias 29 de setembro e 05 de outubro, em Curitiba (PR) com pesquisadores de 114 países.

Imagem
Rios na Floresta Amazônica. (Foto: Gustavo Frazao / Shutterstock.com)

Juliane Ferreira e Katia Pichelli
DE COLOMBO (PR)

Neste Dia Internacional das Florestas, a organização do XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (IUFRO2019) comemora a submissão e aprovação de mais de 4.000 resumos, que serão apresentados entre sessões orais e pôsteres. Ao todo, 3.200 pesquisadores, de 114 países, submeteram trabalhos para o Congresso, que será realizado entre 29 de setembro e 05 de outubro, em Curitiba (PR).

O Congresso, considerado o maior evento de pesquisa florestal do mundo, terá como tema principal “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável” e é a primeira vez que acontece na América Latina.

A expectativa em relação ao número de trabalhos submetidos foi amplamente superada. Para o presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Joberto Veloso, do Serviço Florestal Brasileiro, “a quantidade submetida e a qualidade dos resumos nos indicam que teremos um Congresso marcado por altas discussões, o que nos deixa muito satisfeitos”.

O país que mais submeteu resumos foi o anfitrião Brasil, seguido por Estados Unidos, Índia, Nigéria, China, Alemanha, Colômbia, Suécia, Canadá e Japão. “Teremos certamente diversidade e, por consequência, uma troca de conhecimento muito rica entre os participantes, em um grande fórum de pesquisas sobre florestas”, completa Patricia Povoa de Mattos, da Embrapa Florestas e representante do Comitê Organizador do IUFRO2019 no Comitê Científico.

A seleção dos resumos levou em consideração o contexto das sessões técnicas do Congresso, delineadas em cinco temas estratégicos: “Florestas para as Pessoas”; “Florestas e Mudanças Climáticas”; “Florestas e Produtos Florestais para um Futuro Mais Verde”; “Biodiversidade, Serviços Ambientais e Invasões Biológicas”; e “Florestas e Interação com o Solo e Água”.

Para mais informações sobre o evento, acesse: www.iufro2019.com. (Da Embrapa Florestas com Interact Comunicação e Imprensa)

 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2019 Norte Agropecuário