Criada em 21/02/2020 às 17h29 | Pecuária

Minerva Foods prevê reunir 600 pecuaristas e abater 300 mil bovinos em nova edição do Programa de Eficiência de Carcaça

Primeira edição contou com 200 produtores dos Estados de Goiás e Tocantins. Ao todo, quase 100 mil animais foram avaliados. O programa está com as inscrições abertas até agosto e agora abrange quatro plantas frigoríficas de diferentes estados brasileiros.

Imagem
Critérios avaliados são a constância de oferta; menor idade animal; excelente acabamento de gordura; carcaça uniforme; bom peso ao abate; padronização do lote; e pH adequado da carne (foto: Minerva/Divulgação)

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados no Brasil, em parceria com a Phibro Animal Health e Biogénesis Bagó, lança a segunda edição do Programa de Eficiência de Carcaça (PEC). Nesta edição, participarão pecuaristas parceiros da Minerva Foods que abatam nas unidades de Araguaína/TO, Palmeiras de Goiás/GO, Jose Bonifácio/SP e Mirassol D´Oeste/MT. As inscrições se iniciam neste mês e estarão abertas até agosto, período paralelo às avaliações dos animais. Os interessados podem se inscrever pelo site do programa.

A iniciativa tem como objetivo contribuir para que a pecuária brasileira alcance um novo patamar de eficiência por meio da disseminação de boas práticas, integração dos vários elos da cadeia produtiva e apoio aos pecuaristas para produzir mais e melhor.

O diretor de compra de gado da Minerva Foods, Fabiano Tito Rosa, comenta que essa “é uma forma de compartilharmos conhecimento técnico com nossos parceiros, bem como novas tecnologias. Com o mercado cada vez mais exigente e com um perfil de consumidor que vem mudando ao decorrer dos anos, é preciso aprimorar a criação a cada dia e o pecuarista tem papel fundamental nessa entrega de qualidade. Mas nós, da indústria, também temos a missão de instruir o que tem que ser produzido e remunerar de forma adequada. É com esse intuito que criamos o PEC. Com base nos aprendizados e diagnóstico da primeira edição, vamos eliminando gaps identificados a cada ano”.

SAIBA MAIS

LEIA OUTRAS NOTÍCIAS RELACIONADAS AO MINERVA FOODS

A decisão de estender o programa para outros municípios foi também em função dos ótimos resultados obtidos com a primeira edição realizada em Araguaína e Palmeiras de Goiás, que superou expectativas com mais de 200 produtores participantes e quase 100 mil animais avaliados. Para a segunda edição, as expectativas são de 600 pecuaristas inscritos e aproximadamente 300 mil bovinos abatidos.

“Com o sucesso da primeira edição, nossa expectativa é que o programa cresça e possa levar mais conhecimento a um maior número de pecuaristas. Coletamos muitas informações, que nos mostram o atual estágio da pecuária. Continuaremos trabalhando na disseminação de boas práticas, sempre com a integração dos vários elos da cadeia produtiva – criadores, indústria da carne, indústria de insumos e pesquisa. Nosso objetivo é reconhecer o trabalho daqueles que buscam máxima eficiência na produção de carne e dar-lhes visibilidade para que sirvam de exemplo para aqueles que estão na busca desse objetivo”, assinala Mauricio Graziani, presidente da Phibro Animal Health no Brasil.

O PEC visa produzir, hoje, o boi do amanhã. Para isso, os critérios avaliados são a constância de oferta; menor idade animal; excelente acabamento de gordura; carcaça uniforme; bom peso ao abate; padronização do lote; e pH adequado da carne.

“A Biogénesis Bagó Saúde Animal entra como parceira do PEC por acreditar que a sanidade e o bem-estar animal são pilares importantes na busca por um produto final bem acabado e padronizado. Todos os nossos profissionais veterinários e zootecnistas estarão a campo auxiliando os pecuaristas a produzirem cada vez mais e melhor para termos um Brasil pecuário cada vez maior e melhor”, ressalta Marcelo Bulman, diretor presidente da Biogénesis Bagó Brasil.

Não só o nível de qualidade vem subindo, mas também as exigências referentes ao bem-estar animal, à sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Nesses quesitos a Minerva Foods também mantém a régua elevada, já que é única empresa do setor atualmente financiada pela IFC, do Grupo Banco Mundial, que apoia seu compromisso com a sustentabilidade e sua liderança no gerenciamento das questões socioambientais de sua cadeia produtiva. A Companhia já faz parte das mesas regionais dos países em que atua, entre eles o Brasil, o Paraguai, a Argentina e a Colômbia. Suas unidades são ainda certificadas pela PAACO (Professional Animal Auditor Certification Organization) para melhores práticas de manejo e bem-estar animal.

As compras de gado realizadas pela Minerva Foods no Bioma Amazônia, assim como em outros biomas, são 100% feitas em fazendas monitoradas, o que assegura que todos os fornecedores estejam de acordo com rigorosos critérios socioambientais. Atualmente, a Empresa monitora por conta própria mais de 8.000 fornecedores no bioma Amazônia, compreendendo uma área total de mais de 9 milhões de hectares, uma região equivalente ao território de Portugal.

SOBRE A BIOGÉNESIS BAGÓ

A Biogénesis Bagó é uma empresa líder nos principais mercados da América Latina, com projeção global, e comprometida com o desenvolvimento de soluções para a saúde e sustentabilidade da produção pecuária por meio da biotecnologia. A empresa desenvolve e comercializa produtos e serviços veterinários criados para garantir a saúde e melhorar a produtividade dos rebanhos bovinos de carne e leite. Conta com um portfólio de mais de 70 produtos e 650 registros em distintos países da América Latina, China e Ásia.
Com escritórios na Bolívia, Brasil, América Central, México, Uruguai e Asia, sua sede está localizada na Argentina, com fábricas em Monte Grande e Garín (província de Buenos Aires). No Brasil, conta com uma planta fabril na cidade de Araçoiaba da Serra (SP).

A empresa é a maior provedora de vacinas antiaftosa do continente, tanto que três em cada 10 vacinas antiaftosa aplicadas na América são produzidas pela Biogénesis Bagó. A capacidade anual de produção da empresa é de 200 milhões de doses de vacinas contra febre aftosa, 30 milhões de doses de vacina antirrábica e 100 milhões de doses de vacinas combinadas.

Em 2014, 2016 e 2018 foi nomeada pela revista inglesa Animal Pharm como a melhor empresa de saúde animal da América Latina. 

SOBRE A MINERVA FOODS

A Minerva Foods é referência em produtos de nicho e premium na América do Sul, com plantas produtivas na Argentina, Paraguai Uruguai, além das oito fábricas no brasil. A Companhia se destaca por sua diversificação e por seu conceito “one stop shop”, com amplo portfólio de porcionados e terceiros (azeite, aves, cordeiros, suínos, pescados e vegetais) para atender redes de food service e varejo de pequeno e médio porte.

Atualmente, possui capacidade diária de abate de 25.480 cabeças de gado e de desossa equivalentes a 27.966 cabeças de gado. A Minerva Foods, junto à Athena Foods – sua subsidiária, atende a cinco continentes com carne bovina e seus derivados e opera, hoje, 24 plantas de abate e desossa, 15 escritórios internacionais, 14 centros de distribuição e três plantas de processamento. Em 2019, a Companhia apresentou receita bruta de vendas de R$ 18,2 bilhões, 6% acima em relação ao ano anterior.

SOBRE A PHIBRO ANIMAL HEALTH CORPORATION

Phibro é uma empresa global em saúde e nutrição animal, dedicada ao atendimento da crescente demanda mundial por proteína animal. A empresa possui mais 1.400 apresentações de produtos, está presente em mais 65 países e tem orgulho de ser parceiro de confiança para produtores, nutricionistas e veterinários, oferecendo soluções inovadoras e serviços de qualidade para produzir alimentos saudáveis e acessíveis.

SERVIÇO - Inscrições até agosto pelo site: www.minervafoods.com/pec

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2020 Norte Agropecuário