Criada em 14/08/2019 às 16h14 | Segurança

Consea Itacajá realizará conferência sobre segurança alimentar

A novo diretoria já articula a 5ª Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional (CPMSAN) cuja realização está prevista para o próximo dia 11 de setembro.

Imagem
Novo diretoria foi reestruturada na última terça, 13. (Foto Comsea Itacajá)

Nesta última terça, 13, foi reestruturado o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de Itacajá (TO) e discutida a articulação da 5ª Conferência Municipal Democrática Popular de Segurança Alimentar e Nutricional (CPMSAN) cuja realização está prevista para o próximo dia 11 de setembro, no Salão Paroquial de Itacajá.

A 5ª Conferência terá como tema central a “Pobreza, Fome e Insegurança Alimentar”. “Essas condições desencadeiam vários problemas para a população tais como o desemprego e as complicações na saúde, principalmente daqueles com pouco ou nenhum acesso a direitos sociais básicos”, destacou o presidente Pericleon Alves Rocha.

O tema, de acordo com o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Tocantins (Consea-TO), pretende instigar os participantes a refletir e apresentar proposições para o avanço na garantia da soberania e da segurança alimentar e nutricional, e oportunizar a reflexão sobre os desafios da política de Segurança Alimentar e Nutricional para a realização do Direito humano à alimentação adequada e saudável.

A Conferência deverá discutir três eixos temáticos: 1 - Direito Humano a Alimentação Adequada; 2 - Controle Social e Sistema de Segurança Alimentar Nutricional e 3 - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e Segurança Alimentar e Nutricional e os seus tópicos.

"O primeiro passo agora é unir todos os atores para o fortalecimento da agricultura familiar no município, convocando-os para a discussão e proposição de alternativas viáveis com apoio de todo o poder público seja ele executivo, legislativo e até mesmo o judiciário, além dos órgãos que atuam no setor como a Secretaria de Agricultura, Secretaria da Ação Social, do Ruraltins, da Adapec e outros parceiros juntos com os produtores e a sociedade como um todo", afirmou o presidente Pericleon.

A nova diretoria ficou da seguinte forma:

Presidente - Pericleon Alves Rocha

Vice-presidente - Cleuma Correia da Costa

1ª Secretária - Maria Aparecida Lopes dos Santos

2ª Secretária - Meirivanes Souza da Luz Costa

Os Conselheiros Titulares são: Domingas Pereira Lima, Aurilene Campos Soares de Carvalho, Josinete Oliviera Cruz e Anery Alves da Silva além dos seus respectivos suplentes. (Com informações Comsea Itacajá)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário