Criada em 17/03/2020 às 18h02 | Pecuária

Road Show: Referência em seleção animal, Casa Branca Agropastoril investe em genômica

“Os testes que realizamos nessa rígida prova garantem inovações tecnológicas e geram conhecimento para todos os pesquisadores, e os resultados obtidos contribuem para o fortalecimento da pecuária brasileira”, explica a professora e pesquisadora da UFLA, Sarah Meirelles.

Imagem
Comunicadores puderam conhecer projeto de melhoramento genético para gados de três raças (foto: Texto Comunicação/Divulgação)


Clique no ícone acima e assista 


Guilherme Paganotto 
Especial para o Norte Agropecuário 
DE SILVANÓPOLIS (MG)

O 14° Road Show para comunicadores do agronegócio terminou na última sexta-feira, 13, em Silvianópolis (MG). A visita aconteceu na Fazenda Santa Ester, onde atua um dos mais importantes selecionadores do país de bois das raças angus, brahman e simental, a Casa Branca Agropastoril. Na oportunidade, foi apresentado aos presentes o programa de genômica.

O Brasil tem um rebanho de mais de 215 milhões de bovinos e hoje é considerado uma potência agropecuária. São cerca de 50 milhões de fêmeas em idade reprodutiva que estão diretamente relacionadas ao aumento da produtividade que vem ocorrendo. E são as ferramentas genéticas que contribuem para o melhoramento da qualidade da carne desses animais, considerando todos os fatores que rodeiam a produção bovina, como as condições climáticas.

Enquanto selecionadora, a Casa Branca apresenta soluções para atender o mercado, sempre buscando manter as matrizes de qualidade. E é por meio dessa necessidade que acontece a parceria com as universidades Federal de Lavras (UFLA) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para o estudo e desenvolvimento de pesquisas que garantam excelentes condições na seleção feita.

VEJA TAMBÉM 

Norte Agropecuário e comunicadores conhecem processo de pulverização agrícola e gerenciamento de grãos

Referência em seleção animal, Casa Branca Agropastoril investe em genômica

Norte Agropecuário conhece maiores fornecedores de touro nelore e nutrição animal no projeto Boi 777

Saúde animal e produção de tilápia são destaques do Road Show em SP; campanha “Coma mais peixe” é apresentada

Gado leiteiro é destaque no primeiro dia do 14° Road Show; Norte Agropecuário acompanha programação em São Paulo e Minas

Norte Agropecuário se une a veículos de comunicação e jornalistas de várias partes do Brasil em mais um Road-Show

Programa de rádio destaca exemplos de sucesso da agropecuária em alguns dos principais polos de produção de alimentos do país

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE AS ATRAÇÕES DO ROAD SHOW

A professora e pesquisadora do Departamento de Melhoramento Genético da UFLA, Sarah Meirelles, coordena a prova de desempenho de machos da empresa, a qual é avaliado as características de importância econômica relacionadas ao desempenho, como ganho de peso diário e peso final do gado. “Os testes que realizamos nessa rígida prova garantem inovações tecnológicas e geram conhecimento para todos os pesquisadores, e os resultados obtidos contribuem para o fortalecimento da pecuária brasileira”, explica.

Todos os animais da empresa já tiveram seu DNA purificado e analisado em um teste que investiga simultaneamente as variações do genoma de cada animal. Isso permite aos pesquisadores gerar as marcas para seleção para várias características, podendo-se optar por animais de maior intensidade ou melhorias de acabamento. O uso da tecnologia genética abre um grande leque de possibilidades de escolha de reprodutores.

A Casa Branca desenvolve o seu projeto pecuário de seleção em cinco fazendas, sendo quatro no Sul de Minas Gerais, e uma em Mato Grosso. Cada propriedade cumpre sua função no rigoroso processo de avaliação e seleção de animais com excelente genética e certificados para participar de leilões em feiras agropecuárias em todo o país. O próximo evento acontece no dia 30 e 31 de março, marcando o início da temporada de vendas do grupo.

SAIBA MAIS SOBRE O ROAD-SHOW 

Empresas de agronegócio apresentam seus produtos e serviços no Road-Show; ouça!

Convidado por empresa de SP, Norte Agropecuário conhece principais polos produtores de alimentos de 3 Estados 

Produção e tecnologias são o foco do Road-Show

Norte Agropecuário conhece confinamento que fatura por ano R$ 250 milhões

Destaque no cenário nacional na criação de Angus, Brahman e Simental, Casa Branca Agropastoril apresenta seu potencial

No MS, Norte Agropecuário vai a maior produtora de alevinos de tilápia e visita projeto que faz 100 mil toneladas de peixes

Minerva Foods reúne 100 pecuaristas de Araguaína e de Goiás em projeto que busca qualidade de animais 

Fim da obrigatoriedade de vacinar contra o aftosa e carne 4.0 são os temas do último dia do Road-Show

Sindan alerta sobre consequências da retirada de vacinação antiaftosa a Estados que atravessam problemas financeiros

“Jeito sertanejo de fazer agropecuária ficou para trás”, diz Campanelli, que fatura R$ 250 milhões em confinamento

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário