Criada em 12/03/2018 às 19h12 | Agricultura

Governo segue cadastrando propriedades rurais no CAR

Até a próxima sexta-feira, 16, a equipe técnica da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) estará nos municípios de Santa Rita do Tocantins, Pindorama e Crixás do Tocantins.

Imagem
Técnicos cadastram propriedades em Santa Rita do Tocantins, Crixás do Tocantins e Pindorama. (Foto Fernando Alves - Semarh)

Ana Regina Germano
DE PALMAS (TO)

O Projeto Cadastro Ambiental Rural (CAR)/Tocantins Legal realiza mais uma etapa de trabalho nesta semana, atendendo nos municípios de Santa Rita do Tocantins, Pindorama e Crixás do Tocantins. A mobilização foi iniciada nesta segunda-feira, 12, e continua até a sexta-feira, 16, lembrando que, em todos os casos, ocorre também o trabalho das frentes itinerantes para atendimento da zona rural dos municípios. A ação é uma iniciativa do Governo do Tocantins, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).

Em Santa Rita, a equipe se manterá de plantão para atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), mesmo caso de Pindorama, onde a base fixa também é no CRAS. Já em Crixás, a equipe estará à disposição dos proprietários rurais na Câmara Municipal. Os plantões em todos os municípios serão das 8 às 18 horas.

Os proprietários e posseiros dos municípios atendidos deverão comparecer, aos postos de atendimentos, munidos de seus documentos pessoais: Identidade, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH); comprovação de propriedade ou de posse; memorial descritivo e mapa da propriedade; e coordenadas geográficas da propriedade.

O registro no CAR é obrigatório para todos os imóveis rurais onde, além da regularização, a propriedade passará a ter os benefícios previstos no novo Código Florestal (Lei n° 12.651/2012). O proprietário que não efetuar sua adesão ao CAR poderá ficar sem acesso ao financiamento rural, além de não poder solicitar licença ambiental e nem fazer qualquer negociação com o imóvel rural.

A mobilização do projeto CAR/Tocantins Legal já passou por 54 municípios. Conforme os últimos dados do registro eletrônico no Sistema de Informação para a Gestão do CAR (SIGCAR), o número de cadastros validados no Tocantins chegou a 69,74%. O total de área cadastrada é de 16.832.977,04 hectares.

CAR

Criado pela Lei n° 12.651/2012, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), o Cadastro Ambiental Rural se define em base estratégica de dados para controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, além de ser instrumento para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. O CAR é um dos mecanismos de fortalecimento da política de preservação ambiental, sobretudo das Áreas de Preservação Permanente (APPs), de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa.

Oferecido de forma gratuita a quem possuir propriedades rurais de até 320 hectares, o cadastramento é um registro eletrônico que visa gerar uma base estratégica de dados para o controle, o monitoramento e o combate ao desmatamento das florestas e da vegetação nativa do Brasil. (Da Semarh)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário