Criada em 23/09/2020 às 05h44 | Investigação

Incêndio: 14 dias após queimada destruir parte de fazenda próxima à Ferrovia Norte-Sul, proprietário cobra providências

Imagens aéreas mostram a devastação. “A empresa não dá satisfação. O incêndio foi no dia 9. A empresa chegou dia 11, com dois carros pipa e uma retroescavadeira, mas não dão satisfação mais. Dizem que estão investigando”, lamentou o proprietário do imóvel, José Américo Vasconcelos.

Imagem


Veja imagens da destruição da propriedade no Tocantins

 

Quatorze dias depois de incêndio que destruiu parte de fazenda localizada nas proximidades da Ferrovia Norte-Sul, no Tocantins, o proprietário da área cobra o resultado da investigação das causas e providências da empresa que administra o trecho da linha, localizado entre os municípios de Miracema do Tocantins e Barrolândia.  “A empresa não dá satisfação. O incêndio foi no dia 9. A empresa chegou dia 11, com dois carros pipa e uma retroescavadeira, mas não dão satisfação mais. Dizem que estão investigando”, lamentou o proprietário José Américo Vasconcelos.

A concessionária em questão é a VLI Logística. Imagens aéreas documentam os danos e a devastação causados no imóvel. Segundo o proprietário, ao todo, mais de 5 mil hectares foram queimados.

Como o Norte Agropecuário havia informado, a VLI enviou uma equipe ao local no dia 11. A empresa relatou que as causas estariam sendo investigadas e que não havia atividades de manutenção no trecho. O Norte Agropecuário solicitou novo posicionamento à VLI. Por meio de nota, a A VLI, controladora do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul, informou que "as causas do incêndio estão sendo apuradas. A empresa esclarece, ainda, que mobilizou recursos para auxiliar no combate ao fogo".

VEJA TAMBÉM

Mais de 5 mil hectares são destruídos por fogo em fazendas localizadas entre Barrolândia e Miracema do Tocantins

Gado tenta escapar de incêndio em fazenda; produtor flagra fumaça em ‘cruzeta’ de poste e cobra responsabilidades

AS QUEIMADAS

O período seco deste ano no Brasil tem sido impiedoso pelo alastramento do fogo em biomas como o Cerrado, que predomina no território tocantinense. Qualquer faísca em contato com o mato seco já é o suficiente para o surgimento de uma queimada sem precedentes. O fogo em áreas de plantio e até em áreas de pastagem é um frequente problema para o produtor.

Além dos riscos a produção rural, as queimadas podem gerar, também, outros impactos significativos, como destruição da flora e danos à fauna, problemas como a qualidade do ar, desligamento de redes elétricas, além da maior exposição do solo, o que pode facilitar erosões e deslizamentos nos períodos chuvosos.

Recentemente, o Norte Agropecuário fez especial sobre queimadas. Confira:

Mais de 5 mil hectares são destruídos por fogo em fazendas localizadas entre Barrolândia e Miracema do Tocantins

Gado tenta escapar de incêndio em fazenda; produtor flagra fumaça em ‘cruzeta’ de poste e cobra responsabilidades

Os males das queimadas: Cientistas abordam contaminação das águas e dos solos por substâncias contidas nas cinzas

Mais de 5 mil hectares são destruídos por fogo em fazendas localizadas entre Barrolândia e Miracema do Tocantins

CLIQUE NESTE LINK E CONFIRA MAIS FOTOS DA DESTRUIÇÃO EM UMA DAS FAZENDAS

Professor que teve chácara quase destruída por queimadas relata rastro de danos a florestas e animais mortos

Queimada: "Prejuízo financeiro é imenso, mas o que mais me choca é o dano à natureza", diz professor que teve chácara destruída

Especial “Queimadas”: "Isso não é cultural, é falta de cultura, falta de educação", reage o titular da Seder, Roberto Sahium

Conscientização, educação ambiental e monitoramento são as melhores formas de prevenção, diz secretário Renato Jaime

Chácara é praticamente destruída por queimada no norte do Tocantins








 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário