Criada em 14/03/2019 às 15h24 | Agricultura

ExpoTec 2019 traz cultivares de arroz, feijão, soja, milho e amendoim

A Embrapa levará para a ExpoTec 2019 (Exposição de Tecnologias para Agricultura e Pecuária em Goiás) novas cultivares de arroz, feijão, soja, milho e amendoim. O evento acontece nos dias 25 e 26 de abril, na sede da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO).

Imagem
Sede da Embrapa Arroz e Feijão (Foto Sebastião Araújo/Embrapa)

Rodrigo Peixoto
DE SANTO ANTÔNIO DE GOIÁS (GO)

A exposição de tecnologias para agricultura e pecuária em Goiás, ExpoTec 2019, que será realizada nos dias 25 e 26 de abril, na sede da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás (GO), trará para os visitantes em seu primeiro dia de funcionamento de uma apresentação de cultivares.

No dia 25 de Abril, os participantes da feira poderão conferir, por exemplo, uma cultivar de soja, utilizando uma tecnologia de cultivo de altas temperaturas com tolerância a herbicida, utilizando uma tecnologia Clearfield. É indicado para o Plantio Direto, em primeiro lugar, em áreas com problemas de plantas daninhas, ou ainda, em consórcio com forrageiras, com recuperação de pastagens degradadas. Já a BRS Serra Dourada é uma cultivar de arroz de terras altas que se destaca pela tolerância à seca, adaptabilidade em sistemas de cultivo com baixo uso de tecnologia e pela excelente qualidade culinária.

No que diz respeito à cultura do milho, é preciso uma apresentação da cultivar BRS 3046, voltada para a cultura e a produção do milho verde em natura. Mais uma opção, desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo, são os híbridos de sorgo granífero BRS-380 e BRS-373, destinados à crescente demanda por cultivares precoces e produtivas, adaptados aos sistemas de plantio em sucessão à soja. O Estado de Goiás é um dos principais produtores de sorgo granífero do país, produto que contribui para a alimentação animal, como ingrediente de rações.

Uma alternativa a mais a ser exposta pela Embrapa Milho e o Sorgo é o cultivo do minimilho, que é uma espé- cie de milho retirado do pé ainda jovem e é usado em conservas e saladas. Serão discutidos os tipos de milho que facilitam o produto, aspectos da condução da lavoura e características que devem ser observadas na colheita.

Leguminosas

Na parte de feijão, será apresentado um BRS FP403, um dos lançamentos para o ano de 2019. Trata-se de uma variedade de grãos de preto com alto rendimento, potencial de 4,7 mil quilos por hectare. Apresenta ciclo normal de crescimento, entre 85 a 95 dias, e é recomendado para cultivo em 19 estados brasileiros.

Sobre a cultura do amendoim, serão mostradas as variedades BRS 421, BRS 423 e BRS 425, com destaque é uma possibilidade de colheita mecanizada e uma produção de óleo. Já a cultivar BR 1 está completa à colheita manual e está melhor à demanda do mercado regional de consumo in natura de amendoim.

No que diz respeito à soja, a variedade expostos no campo é cultivada no mercado de soja, ou seja, a variedade de soja convencional, que busca alternativas alternativas de plantio para o agricultor, em relação ao produto transgênico. Essas cultivar aliam alto potencial produtivo e podem ser utilizadas em áreas de refúgio. Mais informações: (62) 3533-2107 ou clique aqui. (Embrapa Arroz e Feijão)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário