Criada em 11/09/2019 às 14h20 | Agricultura

Em Palmas, tendências agroclimatológicas serão apresentadas em encontro com técnicos e produtores rurais; inscrições abertas

O 5º Encontro para Apresentação das Tendências Agroclimatológicas do Tocantins acontece no próximo dia 18 de setembro, no auditório da Faet/Senar, em Palmas. O objetivo é subsidiar as cadeias produtivas com informações para auxiliar no planejamento e tomada de decisões.

Imagem
O monitoramento e acompanhamento das condições climáticas são essenciais para tomadas de decisão. (Foto de uma estação meteorológica do Estado / acervo Governo do Tocantins)

Elmiro de Deus
PALMAS (TO)

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), a Universidade do Tocantins (Unitins) e parceiros abrem inscrições para participação no 5° Encontro para Apresentação das Tendências Agroclimatólogicas  do Tocantins, a ser realizado dia 18 de setembro, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Faet/Senar), em Palmas. No encontro são esperadas cerca de 150 pessoas, a participação é gratuita e aberta a produtores rurais, técnicos e pessoas interessadas.

O encontro tem como objetivo subsidiar a cadeia produtiva com informações e elementos que venham auxiliar no planejamento e tomada de decisão por parte do setor agropecuário, de forma a minimizar perdas decorrentes das mudanças climáticas.  A  agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas, uma vez que elas afetam todo o processo produtivo: cultivo, colheita, armazenagem, transporte e comercialização dos produtos.

As previsões agroclimatológicas apresentadas no encontro serão referentes à próxima safra agrícola 2019/20 e, ainda, para os próximos 10 anos.

Segundo o engenheiro agrônomo Alexandre Barreto, o monitoramento e acompanhamento das condições climáticas são essenciais para tomadas de decisão. “Com acesso às informações agroclimatológicas, o produtor pode decidir, de maneira mais precisa, o melhor momento para realizar o manejo do solo, pulverização, colheita e outras atividades inerentes ao processo produtivo, contribuindo assim para o uso racional dos insumos e aumento de produtividade”, ressaltou.

Lançamento

Na ocasião a Seagro lançará o aplicativo Infotempo Tocantins, para dispositivos com sistema operacional Android e iOS, que disponibilizará informações sobre o tempo, mapas de monitoramento/previsão climática, histórico de dados e outras informações de forma simples e atualizadas para todo o estado. O aplicativo utiliza dados provenientes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), Centro de Previsão de Tempo e Clima (CPTEC), Agência Nacional das Águas (ANA) e Unitins.

O encontro é uma realização em parceira com a Embrapa, Unitins, Ministério da Agricultura Pecuária (Mapa), Faculdade Católica do Tocantins (FACTO), Fazendão Agronegócio, Cooperativa Agropecuária de Pedro Afonso (Coapa), OCB-SESCOOP, Frísia, Programa ABC, Inmet, Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Inscrições

As inscrições podem ser efetuadas acessando o endereço agrometereologia.seagro.to.gov.br ou no local do evento.

Programação:

8 horas – Recepção e inscrição dos participantes

9 horas – Abertura oficial

9h15 – Lançamento do aplicativo Infotempo Tocantins (Alexandre Barreto – Seagro)

9h30 – Palestra: Previsões Climáticas para a safra 2019/2020 (Graziela Gonçalves da Silva – Climatempo – SP)

10h15 – Palestra: A importância da Memória Climática para o Processo de Tomada de Decisões Agrícolas (Professor José Cabral – Unitins)

11 horas – Palestra: Perpectivas Climáticas para o cultivo 2019/20 e Tendências para os próximos 10 anos. (Luiz Carlos Baldicero Molion - Consultor técnico)

12h30 - Encerramento

 

(Da Seagro)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário