Criada em 27/08/2019 às 17h28 | Suinocultura

Araguatins recebe curso de emergência sanitária em suínos

A partir desta quarta, 28, até sexta, 30, Araguatins sedia o curso de capacitação em emergência sanitária em suínos. O curso é ofertado para técnicos e inspetores da Adapec que atuam no Norte do Estado. Araguatins possui o segundo maior rebanho de suínos do Tocantins.

Imagem
Araguatins possui o segundo maior rebanho de suínos do Tocantins. (Foto Delfino Miranda / Adapec)

Welcton de Oliveira
DE PALMAS (TO)

Com o maior número de propriedades com criação de suínos e o segundo maior rebanho do Estado, o município de Araguatins sediará o curso de capacitação em emergência sanitária em suínos, entre os dias 28 a 30 de agosto, no Campus do Instituto Federal de Araguatins. A capacitação será para técnicos e inspetores da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) dos municípios do norte do Tocantins.

Segundo a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade Suídea, Regina Gonçalves Barbosa, a capacitação dos profissionais da Agência faz parte do plano estratégico do Estado de controle de doenças que afetam os suínos, principalmente após o surgimento de casos de Peste Suína Clássica (PSC) nos estado do Piauí e Ceará. “Nesta capacitação vamos proporcionar aos profissionais mais conhecimentos para atendimento rápido e preciso das doenças que acometem a suinocultura”, destacou Regina.

Entre os temas que serão abordados no curso estão: Atendimento à notificação de suspeita de Síndrome Hemorrágica dos Suínos – preparativos, material, informações e medidas iniciais; Principais doenças que ocorrem em criatórios/diagnósticos diferencial para a PSC; Plano de contingencia para a PSC; Experiências em atendimentos aos focos de PSC no Ceará e Piauí – estudo de casos; Teoria dos métodos de sacrifícios para suínos, necropsia, colheita e envio de amostras e aula prática.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha disse que com a capacitação destes profissionais da região norte do Estado, a Agência contará com um bom número de técnicos e inspetores capacitados a atuarem em possíveis casos de emergência sanitária em suínos.

Dados

No Tocantins, o rebanho de suínos em granjas e criatórios de subsistência é de aproximadamente 274.089 animais, distribuídos em 31.262 propriedades. Já em Araguatins o rebanho de suínos é de 9.601 animais em 1.092 propriedades. (Da Adapec)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário