Criada em 04/05/2017 às 14h11 | Agronegócio

Embrapa levará à Agrotins tecnologias que auxiliam agricultor na melhoria da qualidade da produção e redução de custos

Os pesquisadores Ariovaldo Luchiari Junior e Fernando Attique Maximo estarão no estande e também ministram cursos sobre o Agritempo e o Planeja, além da palestra “Sites da Embrapa com acesso gratuito à informação técnico-científica para a agricultura”.

Imagem
Experimentos e aplicativos serão apresentados a produtores na Agrotins deste ano (foto: Embrapa/Divulgação)

Nadir Rodrigues e Victória Bolfe
DE CAMPINAS

Tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP) vão ser apresentadas durante a 17ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins2017), exposição que ocorre entre 9 a 13 de maio, em Palmas (TO). No estande da Unidade estarão em demonstração os aplicativos Agritempo e Roda da Reprodução, além dos sistemas e serviços de informação Ageitec, Infoteca-e, Invernada, Planeja, Sabiia, SATVeg, Sisla e Siageo.

Os pesquisadores Ariovaldo Luchiari Junior e Fernando Attique Maximo estarão no estande e também ministram cursos sobre o Agritempo e o Planeja, além da palestra “Sites da Embrapa com acesso gratuito à informação técnico-científica para a agricultura”. O objetivo é orientar os visitantes para melhor uso dos recursos tecnológicos, apoiando a tomada de decisão no campo.

Por meio do aplicativo Agritempo é possível consultar as condições meteorológicas e agrometeorológicas e também gerar mapas de monitoramento, índices de seca e de chuva. Outro aplicativo, o Roda da Reprodução, permite controlar os estágios produtivo e reprodutivo do rebanho leiteiro em um calendário circular anual. A tecnologia facilita a busca de animais específicos e o compartilhamento de dados.

GRATUITO E ON-LINE

Também serão demonstrados na feira sistemas que estão disponíveis na web com acesso gratuito. O Invernada é um sistema de planejamento de produção de bovinos de corte, que possibilita comparar opções de manejo distintas e simular o crescimento de pastagens, do pastejo e dos bovinos. O Planeja (Sistema de Suporte ao Planejamento Agrícola Municipal) integra informações agrícolas e socioeconômicas dos municípios, colaborando para o planejamento de atividades agrícolas.

O Sabiia (Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura) organiza informações científicas nacionais e internacionais sobre agricultura. Já a Ageitec (Agência Embrapa de Informação Tecnológica) e o serviço Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura) disponibilizam informações e orientações resultantes de pesquisas desenvolvidas pela Embrapa e instituições parceiras.

O SATVeg (Sistema de Análise Temporal de Vegetação), com dados de imagens de satélites, permite acompanhar o comportamento da vegetação ao longo do tempo na superfície terrestre. O Sisla (Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental) busca torna mais ágeis e seguros os processos e os pedidos de licenciamento ambiental. E o Siageo (Sistema Interativo de Análise Geoespacial da Amazônia Legal) possui informações sobre o uso da terra, potencialidades produtivas e áreas de proteção, servindo de suporte ao Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). (Da Embrapa Informática Agropecuária)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário