Criada em 07/08/2019 às 16h13 | Pecuária

Agosto Verde: Dia técnico aborda conceitos sobre a bovinocultura e os ganhos com a silagem feita com o capim capiaçu

O Dia técnico sobre bovinocultura acontece nesta sexta, 09, a partir das 8h30, na Chácara 147, em Taquaruçu 2ª Etapa, zona rural de Palmas (TO). A atividade faz parte da programação do Agosto Verde realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas.

Imagem
Capim capiaçu é uma ótima alternativa de alimentação no período da estiagem. (Foto Divulgação Seder / Prefeitura de Palmas)

Fernanda Mendonça
DE PALMAS (TO)

O segundo dia técnico da programação do Agosto Verde será realizado nesta sexta-feira, 09,  a partir das 8h30, na Chácara 147, Taquaruçu 2ª Etapa, zona Rural de Palmas. O tema escolhido é a bovinocultura e os participantes terão a oportunidade de conhecer os benefícios da silagem para garantir o alimento dos animais durante o período de estiagem.

No local, as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), realizaram o plantio da variedade de capim BRS Capiaçu, melhoramento do Capim-Elefante, que posteriormente foi ensilado e agora integra a alimentação do rebanho bovino da propriedade do produtor de leite e queijo Dirceu Martins de Azevedo.

O capiaçu apresenta muitas vantagens para o produtor, pois gera menor custo em relação à alimentação com milho e à cana-de-açúcar.  Rende anualmente 300 toneladas por hectare de matéria verde em três cortes. Cada planta atinge aproximadamente 4,5 metros de altura quando apta ao corte e cerca de 5% de proteína bruta. As plantas mais novas podem chegar a 10% de proteína.

Toda a programação do Agosto Verde é gratuita e os interessados em adquirir conhecimento técnico não precisam realizar inscrição, apenas chegar ao local no horário de início.

O dia técnico desta sexta-feira terá a participação do Engenheiro Agronômo da Seder Roberto Cunha Carvalho, que falará sobre a alimentação de animais no período da seca; logo após é a vez do médico veterinário da Seder Cláudio Sayão Lobato explicar sobre as boas práticas na pecuária leiteira, e por fim os participantes receberão orientações sobre acesso ao crédito rural e agroindústria, às 10h30, com a participação de representantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Sicoob Credipar, Banco da Amazônia e Banco do Brasil.

Confira a programação completa do Agosto Verde 2019:

09/08: Bovinocultura com foco na alimentação com silagem no período seco

12 e 13/08: Dia técnico sobre meliponicultura

14/08: Enxertia de tomate, mudas de jurubeba e oficina de compostagem

15/08: Dia técnico sobre piscicultura

20/08: Evento de valorização das mulheres rurais

21/08: Inauguração da Horta de Taquaruçu (passou por reforma completa)

22/08: Dia de campo sobre tecnologias rurais sustentáveis

23/08: Curso de produção intensiva de carne a pasto

27/08: Renova Sim

28/08: Dia técnico da agroecologia

29/08: Workshop sobre plasticultura

30/08: Evento sobre o bem-estar animal com foco na avicultura

(Da Secom Palmas)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário