Criada em 11/05/2019 às 10h00 | Avicultura

Dia especial da avicultura é destaque na Agrotins

O evento realizado no Pavilhão da Agricultura Familiar teve o propósito de esclarecer aos visitantes todas as dúvidas sobre o manejo de aves e as estratégias de produção direcionadas à criação de galinhas caipiras.

Imagem
A proposta do dia especial a avicultura foi levar informações relevantes da atividade para os produtores rurais. (Foto Arquivo Seagro)

Amanda Oliveira
DE PALMAS (TO)

Produtores da zona rural de Palmas e dos municípios de Dois Irmãos, Santa Rosa, Aparecida do Rio Negro, Porto Nacional, Araguaína e de Araguatins participaram nesta sexta-feira,10, do Dia Especial da Avicultura, realizado no Pavilhão da Agricultura Familiar, na Agrotins 2019. O evento foi uma realização do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e parceiros, com a proposta de levar informações aos produtores interessados em investir na atividade.

O Zootecnista do Ruraltins, Hélio Sousa, ressalta que a iniciativa apresentou resultados de avaliações das aves feitas no decorrer do ano, juntamente com o produtor, além de mostrar estratégias direcionadas para avicultura caipira no Tocantins.

“Neste quinto dia especial da avicultura apresentamos temas voltados para o pequeno agricultor, ou avicultor que cria aves caipiras. Este ano trabalhamos custo de produção e alimentação do rebanho, sanidade avícola e o manejo sanitário correto voltado para aves caipiras. Também estamos com parceiros que trabalham a distribuição de pintinhos, que vão ser criados em criatórios do estado. Nosso objetivo é que o produtor tenha baixo custo de produção e maior rentabilidade” disse Hélio.

Samuel Rodrigues de Sousa é de Porto Nacional, produtor de aves de corte para abate e galinhas poedeiras, recebe assistência técnica do Ruraltins, que orienta no desenvolvimento de ração, nutrição adequada das aves e participação em eventos.

“A Agrotins é uma oportunidade para esclarecimentos de dúvidas. Por meio de palestras e capacitações, nós produtores, adquirimos informações e vamos agregando mais tecnologias à propriedade, melhorando o manejo dos animais e o desempenho das atividades”, afirma Samuel.

O supervisor comercial, Eder Marques, que representa a empresa Globoaves, ministrou a palestra sobre manejo sanitário de aves. Ele afirma que o intuito da parceria é fazer com que o produtor tenha melhor resultado no campo.

“O que repassamos aos participantes são técnicas de manejo, vacinação e desinfecção, para que esse produtor possa ver o resultado no campo e não desanimar, já que a maioria dos produtores que enfrenta o problema desisti da atividade. Nosso objetivo foi mostrar a qualidade do produto e traçar uma forma de obter melhor resultado no campo”, explica.

O médico veterinário, Claudio Luiz Lobato, técnico da Prefeitura de Palmas, ressalta os métodos preventivos que o produtor deve adotar no manejo das aves.

“Eu pergunto ao produtor: É melhor prevenir ou remediar? A partir dai, exploramos a resposta dele, mostrando que vale a pena investir na sanidade, usando as vacinas, para um bom desempenho dos animais, do que realizar o tratamento após adquirir doenças, o que envolve varias coisas, não apenas sanidade,” explicou.

Cláudio defende ainda que não adianta só pensar na alimentação e instalações, se as aves não estiverem protegidas, é necessário que o contexto dessa criação também priorize o fator sanitário, que é muito importante para que não haja perda e o produtor possa colher bons frutos dessa alternativa de produção na atividade agrícola familiar.

O Senhor Valmir Cirqueira, criador de aves, pela segunda vez está presente no dia especial da avicultura. Ele disse que segue as instruções dos profissionais e destaca a importância da ação. “Desde o ano passado, quando assistimos às palestras na Agrotins, e colocamos em prática, tivemos um lucro a mais, porque aplicamos na atividade o que aprendemos aqui. Isso fez a diferença na minha produção, e me dá prazer em trabalhar com aves", frisou o produtor.

Agrotins

Com o tema Agronegócio de Atitude Sustentável, a Agrotins é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Aquicultura (Seagro), Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Agencia de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) e demais Instituições públicas e privadas do setor agropecuário. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário