Criada em 13/09/2018 às 17h28 | Pecuária

Governo elimina imposto de exportação do couro wet blue; segundo CNA medida prejudicava a competitividade do país

Publicada nesta quinta, 13, no Diário Oficial da União, a Resolução 65 elimina o imposto de exportação sobre o couro wet blue. A CNA atuou junto ao governo para acabar com o imposto por entender que o mesmo prejudicava a competitividade do produto brasileiro e a renda do produtor.

Imagem
O couro, que estava desvalorizado com a incidência do imposto, é um dos principais subprodutos do abate de bovinos e influencia na composição do preço da arroba. (Foto Divulgação Web)

O governo atendeu a um pedido da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e eliminou o imposto de exportação sobre o couro wet blue.

O Conselho de Ministros do Comércio Exterior (Camex) eo Conselho de Ministros do Ministério da Educação e Comércio de Portugal, no exterior, o Diário Oficial da União (13).

A CNA defendia o fim da alíquota de 9% e a pecuária brasileira nos mercados para acabar com a renda do produtor rural.

O couro, que estava desvalorizado com a imitação do imposto, é um dos principais subprodutos do mercado de bovinos e derivados da composição do preço da arroba. O produto é bastante exportado, principalmente para o mercado asiático.

"O arroba do boi gordo deve ser valorizada, além de aumentar e vistoriar a melhoria da qualidade do couro", explica o assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Ricardo Nissen.

O molhado no couro wet blue foi criado em 2000 a partir de uma demanda da indústria de calçados. Entretanto, na avaliação da CNA, como prova de ineficácia da sua aplicação. ( Da Assessoria de Comunicação CNA)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário