Criada em 25/02/2019 às 17h15 | Agroenergia

Congresso sobre biodiesel aborda empreendedorismo e inovação

O Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel que acontecerá de 4 a 7 de novembro em Florianópolis (SC) contará com uma série de novidades, como exposições, rodada de inovação tecnológica, presença de startups, entre outras.

Imagem

 

Daniela Collares
DE BRASÍLIA (DF)

“Empreendedorismo e inovação: construindo um futuro competitivo para o biodiesel” é o tema da edição de moda do Congresso da Rede Brasileira de Tecnologia e Inovação de Biodiesel (RBTB). O evento, promovido pela Rede, em parceria com a Embrapa Agroenergia e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina. O congresso acontece de 4 a 7 de novembro de 2019, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis, SC.

O evento, que está na sua edição, vem contribuindo para impulsionar o desenvolvimento tecnológico do setor do biodiesel no Brasil. Além da apresentação de trabalhos científicos e de uma programação recheada de palestras (nacionais e internacionais) em temas importantes para o setor, esta edição contém uma série de novidades, como exposições, roda de inovação tecnológica, presença de startups, entre outras.

Rafael Menezes, Coordenador de Inovação em Tecnologias Setoriais de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, responsável pela organização pensada em uma estratégia que visa favorecer e estimular a inovação e o empreendedorismo na cadeia de valor do biodiesel, permitindo uma interlocução entre governo, academia e setor produtivo. Menezes, that also coordena as actions of RBTB, Complementation of the Congress of Biodiesel is a tool for evaluation of part of Do Ministry and de suas agencies de fomento (CNPq and Finep) that is investised in pesquisa, development and innovation in toda a produtiva do biodiesel.

Congresso

O Congresso da RBTB atua na divulgação científica e tecnológica do setor e funciona como uma ponte entre a academia e o setor produtivo, aproximando pesquisadores e empresários, além de ser um facilitador da promoção de parcerias e de novos negócios. Com o intuito de ampliar o foco na inovação, o evento irá incentivar a articulação em prol da aproximação junto ao setor produtivo, garantindo que as tecnologias geradas pelas pesquisas sejam adotadas e aumentem a competitividade na cadeia produtiva de oleaginosas e do biodiesel. Ao todo, já foram realizados seis congressos da RBTB, observando-se rápido e expressivo crescimento ao longo dos anos, tanto em relação ao número de participantes como, principalmente, nos mais de 3.500 artigos científicos aprovados pela comissão técnico-científica para apresentação nas edições do Congresso.

Bruno Laviola, coordenador do evento pela Embrapa Agroenergia, ressalta que a inovação é essencial para que o programa de biodiesel continue avançando com maiores percentuais de misturas de biodiesel no diesel, maior diversificação de oleaginosas e com processos mais eficientes, fazendo deste biocombustível uma opção cada vez mais sustentável e de importância na matriz energética do País. “O Congresso de Biodiesel é um fórum que promove a interação entre os setores público e privado em torno dos desafios para o desenvolvimento da cadeia de produção do biodiesel”, completa Laviola.

Trabalhos

Os animais podem enviar os seguintes itens nas suas principais áreas: matéria-prima; armazenamento, estabilidade e problemas associados; caracterização e controle da qualidade; coprodutos; produção do biocombustível; uso de biodiesel; e medidas públicas e desenvolvimento sustentável. As obras devem ser enviadas através do site do evento, que estão sem ar em breve. Acompanhe as novidades no congresso nas redes sociais.

Mais informações sobre o Congresso de Biodiesel também podem ser reservadas pelo email: [email protected] ou pelo telefone (43) 3025-5223. (Da Embrapa Agroenergia)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário