Criada em 31/07/2019 às 16h24 | Política brasileira

Concessão da ferrovia Norte-Sul resolve problema da logística no país, principal gargalo do setor agrícola, afirma ministra

"Traz brilho aos olhos dos produtores", afirma Tereza Cristina, durante assinatura da concessão de trecho da Ferrovia Norte-Sul em Anápolis (GO). Segundo a titular do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 40% do custo do produtor são com o escoamento e transporte.

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O contrato tem duração e 30 anos e prevê a administração dos dois trechos da Norte-Sul, de um total de 1.537 quilômetros (fotos: Agência Brasil/Divulgação)

A ministra Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) afirmou nesta quarta-feira (31) que “traz brilho aos olhos dos produtores” a concessão dos tramos central e sul da Ferrovia Norte-Sul. Ao lado do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a ministra participou da cerimônia de assinatura do contrato de concessão, em Anápolis (GO).

Após a cerimônia, a ministra destacou que a concessão irá resolver um dos principais gargalos do setor agropecuário: a logística. Segundo Tereza Cristina, 40% do custo do produtor são com o escoamento e transporte da produção.

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“Primeiro, traz brilho nos olhos dos produtores. Nosso grande gargalo sempre foi a logística. E agora o produtor sonha, e não só sonha, ele está vendo a esperança dele mais perto de pôr mais dinheiro no bolso. Ele produz muito, produz bem da porteira para dentro, mas o grande gargalo era a logística”, disse a ministra.

O trecho concedido está situado entre Porto Nacional/TO e Estrela D’Oeste/SP (1.537 km) e está dividido em dois tramos: central, compreendido entre Porto Nacional/TO e Anápolis/GO, com extensão de 855 km; e sul, abrangendo o trecho Ouro Verde de Goiás/GO e Estrela D’Oeste/SP, com extensão de 682 km. A expectativa é que o início da operação do tramo central ocorra até o fim de 2019. O trecho foi arrematado pelo Rumo S.A por R$ 2,7 bilhões. “A [Ferrovia Norte-Sul] é a espinha dorsal de transporte no Brasil. [Com a entrada em operação] vai baratear o frete e como consequência a mercadoria na ponta da linha chega na ponta mais barata para o consumidor, a gente vai consumir menos óleo diesel, menos acidente nas estradas”, disse o presidente Jair Bolsonaro durante a cerimônia de assinatura do contrato, em Anápolis (GO).

Também participaram do evento o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni; o ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI); o diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Mario Rodrigues Júnior; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o prefeito de Anápolis, Roberto Naves e Siqueira.

A NORTE-SUL

A assinatura do contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul ocorreu no pátio do Porto Seco Centro-Oeste, no setor agroindustrial do município de Anápolis. Antes da assinatura, Bolsonaro vestiu um colete dos operários que trabalham na ferrovia e passou ao redor dos trilhos. O presidente subiu ainda em uma locomotiva estacionada na Ferrovia Norte-Sul.

A concessão da ferrovia foi arrematada pela empresa Rumo S.A, em leilão realizado em março. A empresa, que atua em serviços de logística de transporte ferroviário, ganhou o certame ao oferecer um lance de pouco mais de R$ 2,719 bilhões um ágio de 100,92% ao lance mínimo pedido pelo governo, de R$ 1,3 bilhão. O contrato tem duração e 30 anos e prevê a administração dos dois trechos da Norte-Sul, de um total de 1.537 quilômetros.
Na avaliação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, a Norte-Sul vai potencializar o transporte ferroviário no país, duplicando a sua participação no transporte de mercadorias em oito anos.

“Nós vamos criar competição e a participação do modo ferroviário vai sair dos atuais 15% pra quase 30%, em oito anos. Nós vamos começar a ver o trem passar com contêiner empilhado saindo de Goiás e indo para são Paulo, e no sentido oposto”, disse. No futuro, nós vamos sair da Zona Franca de Manaus e entregar a carga em Porto Alegre. Vamos ligar o Brasil por trilhos”, acrescentou. (Do Mapa e Agência Brasil)

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