Criada em 08/07/2019 às 15h34 | Agricultura

No Tocantins, babaçu e feijão caupi com direito a bônus

O feijão caupi e as amêndoas de babaçu produzidos no Tocantins estão na lista dos dez produtos contemplados com descontos no Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar, cujos cálculos são realizados pela Conab.

Imagem
Os agricultores familiares podem solicitar descontos no pagamento ou na amortização de parcelas do financiamento. (Foto Divulgação Web)

De 10 de julho a 9 de agosto próximo, 10 produtos estão contemplados com descontos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). A lista com as culturas e estados contemplados, além do percentual de bônus calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) com base nos preços de mercado praticados no mês de junho, foi divulgada nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU).

Os agricultores familiares podem solicitar descontos no pagamento ou na amortização de parcelas do financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Entre os produtos amparados estão a amêndoa de babaçu nos estados de Tocantins, Ceará, Maranhão e Piauí e o feijão caupi cultivado em Mato Grosso, Pernambuco, além de Tocantins, Maranhão e Piauí. Também poderão solicitar os descontos os produtores de açaí (AC e AM), café arábica (PR), cana-de-açúcar (ES e RJ), leite de vaca (PE), maracujá (SE e SC), mel de abelha (BA, PI, RN, MG, PR e SC), raiz de mandioca (CE, PB e ES) e trigo (MS).

O benefício é concedido sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados fica abaixo do preço de garantia. Os custos de produção elaborados pela Conab são o principal parâmetro para este cálculo. O objetivo do Pronaf é financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.(Da Conab)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2019 Norte Agropecuário