Criada em 25/09/2020 às 14h19 | Pecuária

Circuito Nelore de Qualidade apresenta os vencedores da etapa de Redenção (PA)

Evento foi realizado na unidade da Friboi localizada no município.

Imagem
Evento aconteceu na unidade da Friboi do município paraense. (Foto: Divulgação - Texto Rural)

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Norte do Brasil (ACNNB), a Friboi e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal premiaram, em Redenção (PA), os vencedores da 19ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 17 e 18 de setembro, na unidade da Friboi do município paraense.

“Nesta etapa do Circuito Nelore de Qualidade foram avaliado 294 animais, sendo 198 machos e 96 fêmeas. Entre os machos, 81% tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade) e 98% pesaram mais de 18 arrobas, sendo a média de 20 arrobas. Já 90% das fêmeas tinham até quatro dentes incisivos permanentes (menos de três anos de idade), e 77% pesaram mais de 13 arrobas, com a média de 13,5 arrobas”, informa o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar.

A Medalha de Ouro de melhor lote de carcaças de Machos ficou com a Agropecuária Santa Bárbara Xinguara S/A, Confinamento Espírito Santo (Xinguara/PA).

“Somos confinadores e aguardamos ansiosos, todos os anos, para participar com os nossos animais, mostrar todo o preparo e a qualidade da carne que estamos colocando na mesa dos clientes. Ficamos super felizes. Toda a equipe estava ansiosa pelo resultado. Fica a sensação de que estamos fazendo a tarefa de casa com excelência. Não vejo a hora de trazer o troféu para mostrar para a equipe do Confinamento Espírito Santo. O Circuito incentiva todos os produtores a mostrarem seus produtos, a padronização que a cada ano estão adquirindo e comprovando que é possível, sim, produzir carne de excelente qualidade”, diz Poliana Garcia da Silva, especialista Comercial do Confinamento Espírito Santo.

A Medalha de Prata foi para Maurício Ribeiro Cordeiro, da Fazenda Ibiporá (Pau D’Arco/PA), e a Medalha de Bronze ficou com Francisco Eduardo de Lima Andrade, da Fazenda Madrugada (Redenção/PA). 

Em relação às Fêmeas, o melhor Lote de carcaças foi de Marcus Vinicius Castro do Nascimento, da Fazenda Curral Redondo (Pau D’Arco/PA), ganhador da Medalha de Ouro. A Medalha de Prata foi para João Alonso de Oliveira, da Fazenda Maranguape (Bannach/PA).

Samuel Borges, responsável pela Compra de Gado da unidade da Friboi em Redenção, destaca que foi gratificante receber os lotes para participar desta etapa. Ele enfatizou a democratização do evento, não ficando preso somente aos grandes produtores, mas sim ao criador de Nelore. 

“Não importa o tamanho do lote. O que ficou marcado é a qualidade da carcaça e a quantidade de animais enviados. Os pecuaristas ficaram felizes pela Friboi prestigiar a raça, dar oportunidade de apresentar os lotes e mostrar, em nível nacional, o que é produzido na região sul do Pará. Recebemos lotes de animais muito precoces, muito bom de acabamento de carcaça e ganho de peso. Embora estejamos passando por um período de seca, recebemos boiada de grande valia e estamos à disposição para as etapas do próximo ano. Percebemos que os pecuaristas ficaram muito satisfeitos. O apoio da Nelore foi muito importante”, destaca.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção. 

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, estão previstas a realização de 40 etapas em 11 estados. Até o fim do ano, 25 mil animais devem ser avaliados, consolidando o Circuito Nacional de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. (Da Texto Rural)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário