Criada em 02/09/2019 às 16h41 | Pecuária

Produção de leite de criador de gado do Tocantins salta de 15 litros para 150 litros após obter assistência técnica do Senar

Em Araguatins, o produtor Ebres da Silva viu sua produção aumentar após colocar em prática os ensinamentos obtidos durante a assistência técnica e gerencial do Senar. Antes ele produzia 15 litros de leite por dia, hoje a produção chega a 150 litros na época chuvosa.

Imagem

Danara Goetten
DE PALMAS (TO)

Na chácara Água limpa, localizada no município de Araguatins, o produtor Ebres da Silva tem se destacado após receber a Assistência Técnica e Gerencial do Senar (ATeG).

Segundo o produtor, a atividade principal da propriedade é a bovinocultura de leite: “Iniciamos praticamente do zero aqui em minha fazenda, não tínhamos experiência, produzíamos 15 litros de leite por dia, hoje produzimos 60 litros na época da seca e 150 litros em época chuvosa”, comenta.

A propriedade teve toda a sua área reformada, e está dividida em piquetes, agua, cocho de sal e sombra para os animais nas horas mais quentes. “Com a assistência técnica nós melhoramos a qualidade da nossa pastagem, o rebanho, melhoramos a água, fizemos piquete, e tivemos de retorno um salto em nossa renda”, comemora.

O técnico de campo, José Araújo Veras, relembra pontos importantes da assistência: “O produtor aprendeu melhor sobre o planejamento da propriedade, os passos da reforma de pastagem, sobre o rebanho, mineração e a produção da vaca leiteira. Hoje ele é destaque na região”, finaliza. (Da Ascom Faet/Senar)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário