Criada em 21/03/2019 às 14h37 | Agronegócio

Agrotins 2019: Com o tema "Agronegócio de Atitude Sustentável”, feira foca na preservação ambiental como garantia de futuro

O tema deste ano da Feira Agrotecnológica do Tocantins é “Agronegócio de Atitude Sustentável” focando no uso da tecnologia e inovação como aliados no desenvolvimento das atividades agropecuárias de forma sustentável, garantindo ainda qualidade de vida para as gerações atual e futura.

Imagem
Agrotins 2019 acontecerá de 07 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional. (Foto Arquivo Secom TO)

Rosilda Pereira
DE PALMAS (TO)

Manter o desenvolvimento e o crescimento da produção agropecuária baseados na sustentabilidade e respeito ao meio ambiente são desafios enfrentados tanto pela classe produtora quantos os gestores em todo país.  No Tocantins o setor agropecuário está em expansão, desempenhando papel expressivo e eficaz. Conforme pesquisa do IBGE, em 72% dos municípios a economia gira em torno das atividades desenvolvidas no campo nas mais diversas cadeias produtivas, minimizando assim os impactos sociais causados, em parte, pela crise econômica.

Nesse contexto, com o objetivo de fortalecer a produção agrícola, pecuária e a piscicultura, oferecendo aos produtores rurais novas oportunidades para aumentar a produtividade de forma sustentável, adotando tecnologias avançadas e disponíveis no mercado, o Governo do Estado, prepara a 19ª Feira Agroteconológica do Tocantins (Agrotins) 2019, com o tema: Agronegócio de Atitude Sustentável. A feira, considerada a maior feira agropecuária da Região Norte do País, será coordenada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), e se realizará de 07 a 11 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas, na TO-050, saída para Porto Nacional.

De acordo com o secretário da Seagro, Cesar Halum, o agronegócio transformou-se em um dos carros-chefe da economia do país e o Tocantins, com vocação agropecuária, está atento a isso, desenvolvendo politicas públicas que proporcionem melhorias na gestão das propriedades e a preservação ambiental.

“Com essa temática a Agrotins 2019 pretende, do ponto de vista econômico, ambiental e técnico, apresentar ações inovadoras que visem uma agropecuária mais sustentável, que minimizem os impactos ambientais causados pelo desenvolvimento das mais diversas cadeias produtivas e que garantam a qualidade de vida da nossa geração e das gerações futuras. O mercado consumidor cresce anualmente e nós precisamos buscar mecanismos para aumentar a produção e atender a demanda. Sabemos que produzir de forma sustentável é um processo gradual, mas o governo em parceria com instituições de pesquisa e a classe empresarial, na Agrotins, apresentarão tecnologias, consideradas corretamente legais ambientalmente, para o produtor ser capaz de produzir mais, dentro de um mesmo espaço, preservando e conservando as riquezas naturais, como também diversificando suas atividades”, avalia o gestor.

César Halum destaca ainda que o agronegócio tocantinense caminha para a sustentabilidade, focado na melhoria da produtividade por meio da inovação tecnológica sistemática e da  inclusão social das comunidades rurais, já que seu bom desempenho pode contribuir significativamente para garantir a melhoria na distribuição de renda e da redução da pobreza.

“O agronegócio é um setor estratégico para o Estado, por isso o Governo, desenvolve políticas públicas para fomentar o crescimento das cadeias do setor. São ações que contribuem com a abertura de novos mercados, gerando emprego e renda para o produtor, novas oportunidades de investimentos, abundância nas lavouras e consequentemente mais fartura na mesa”, afirmou o secretário, acrescentando que o Agronegócio de Atitude Sustentável não será apenas o tema da Agrotins 2019, mas um programa que norteará as políticas públicas da Seagro, de 2019 a 2023, voltadas principalmente para ações conectadas com as ferramentas tecnológicas de ponta que auxiliem na tomada de decisões no campo.

Agrotins

Promovida desde 2001, em sua primeira edição, a Agrotins movimentou R$ 7 milhões, tendo um publico de 10 mil visitantes. Ao longo dos anos a feira se consolidou, fechando em 2018 mais de R$ 2 bilhões em volume de negócios, registrando o  maior índice alcançado nos últimos 18 anos, com a participação de 680 expositores e público visitante de mais de 140 mil pessoas, superando todas as expectativas.

Realização

A Agrotins Brasil 2109 é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura e Aquicultura (Seagro) e suas vinculadas a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Instituto do Desenvolvimento Rural (Ruraltins), Instituto de Terras do Tocantins (Itertins), Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto), Secretaria de Infraestrutura (Seinf), parceiros do setor do agronegócio do Estado e do país. (Da Seagro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário