logo
home001
imagem

031

Circuito Nelore de Qualidade 2025 bate recordes, com 49.700 animais avaliados

Com etapas no Brasil, na Bolívia e no Paraguai, maior campeonato de avaliação de carcaças do mundo registrou participação histórica

Publicado em:

17/12/2025 - 11:53


A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) anuncia os vencedores do Circuito Nelore de Qualidade 2025, o maior e mais importante programa de avaliação de carcaças do mundo. Organizada como um campeonato, a edição de 2025 surpreendeu ao alcançar um recorde histórico, com 49.700 animais avaliados, em 12 estados brasileiros, Paraguai e Bolívia. O destaque ficou para duas etapas seguidas que superaram tudo o que já havia sido feito. Em Diamantino (MT), o Circuito atingiu o primeiro recorde, com 5.908 animais avaliados. Logo depois, em Mozarlândia (GO), outros 6.650 animais participaram. 


O presidente da ACNB, Victor Paulo Silva Miranda, destaca que o crescimento contínuo do Circuito é reflexo direto do comprometimento dos criadores. “O Circuito Nelore de Qualidade cresceu, ganhou ainda mais representatividade e mostra, ano após ano, a força da raça Nelore na pecuária. No total, 388 pecuaristas levaram animais para avaliação. É uma imensa alegria ver tantos produtores participando, investindo em tecnologia e buscando melhoria contínua.” 


Realizado desde 1999, o Circuito Nelore de Qualidade se consolidou como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo. Ao longo desses anos, tornou-se referência ao incentivar o aprimoramento contínuo da raça e reunir a participação de pecuaristas de diferentes regiões do Brasil e de países da América do Sul. 


A edição de 2025 reforçou essa trajetória ao estabelecer um novo recorde e evidenciar o alto padrão dos animais avaliados. Para o presidente da ACNB, “ver esse volume – que é recorde – aliado a tanta qualidade enche de orgulho e reforça o quanto o Nelore está preparado para os desafios de um mercado cada vez mais exigente. Cada resultado representa investimento, dedicação e responsabilidade de todos os envolvidos”. 


América do Sul – Na competição em nível continental, o Melhor Lote de Carcaças de Machos da América do Sul ficou com a Agropecuária Maragogipe (Brasil). O segundo lugar foi de Dalton Dias Heringer (Brasil), o terceiro da Agroganadera Primavera (Paraguai), o quarto com Luis Fernando Solancic Vargas (Paraguai) e o quinto lugar ficou para a CFSO Agropecuária (Brasil). 


Entre as fêmeas, a Ganadera La Celestina (Paraguai) levou a medalha de ouro. Wallace Antunes Gonçalves (Brasil) ficou com prata e a de bronze foi para Luís Fernando Solancic Vargas (Paraguai). Na sequência, Carlos Ricardo Camargo Garcia, do Brasil, e Marcelo Fernando Muñoz Añez, da Bolívia, ocuparam o quarto e o quinto lugar, respectivamente. 

Os campeões do Brasil – Na premiação nacional, os vencedores foram Parm Agropecuária – Paula Ferreira Martins, que levou o prêmio de Melhor Carcaça de Machos Terminados em Pastagem; Antônio Aparecido Savegnago foi o vencedor no campeonato Melhor Carcaça de Fêmeas Terminadas em Pastagens. Em Machos Castrados, o ganhador foi Ricardo José da Silva e, entre os Machos com Pai Identificado, o campeão foi Dalton Dias Heringer. 


No campeonato de Melhor Lote de Carcaças de Machos, o ouro ficou com a Agropecuária Maragogipe Ltda., seguida por Dalton Dias Heringer, que levou a prata, e pela CFSO Agropecuária, que conquistou o bronze. 


Já no campeonato de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas, Carlos Ricardo Camargo Garcia garantiu a medalha de ouro, enquanto Wallace Antunes Gonçalves ficou com a prata e Antônio Aparecido Savegnago completou o pódio com o bronze. 

O Circuito também reconhece o papel essencial da indústria, destacando os frigoríficos parceiros (Friboi, Frisa, Masterboi, Fribal e Cooperfrigu) e reforçando a importância da integração de todos os elos na cadeia de valor.  


A etapa realizada em Mozarlândia (GO) foi a maior da história do programa, com 6.550 animais avaliados.  


Bolívia – O campeonato de Melhor Lote de Machos Confinamento premiou Mário Ignácio Anglarill Serrate com a medalha de ouro, Andre Saavedra Aponte com a prata e Mônica Marchett com o bronze. Ainda houve medalhas de ouro para Sarah Maria Gutierrez Mansilla (Melhor Lote de Machos a Pasto), Mário Ignácio Anglarill Serrate (Melhor Lote de Fêmeas de Confinamento) e Alberto Asato (Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas a Pasto). 


A entrega de medalha de ouro também aconteceu para outros quatro campeonatos: foram premiados os pecuaristas Mário Ignácio Anglarill Serrate (Melhor Ganadería de Machos de Confinamiento), Marcelo Fernando Muñoz Añez (Melhor Ganadería de Hembras de Confinamiento) e Alberto Asato (que venceu nas competições de Melhor Ganadería de Machos de Pasto e Melhor Ganadería de Hembras de Pasto). A Fridosa Alimentos foi reconhecida como frigorífico parceiro. 


Paraguai – Na edição paraguaia do Circuito, o Melhor Lote de Carcaças de Machos ficou com a Agrícola Ganadera San Marcos, medalha de ouro. A prata foi da Agroganadera Primavera e a bronze, de Luís Fernando Solancic Vargas. 


Entre as fêmeas, a Ganadera La Celestina ficou com o primeiro lugar, seguida por Luís Fernando Solancic Vargas (segundo) e Agrop. Ind. For. Central Del Paraguay (terceiro). A Minerva Foods foi o frigorífico parceiro.  


SOBRE A ACNB           

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 71 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.   (Da Texto Assessoria)

Publicidade

home
home centro


Veja Também

imagem

Ano é marcado por maior produção de leite e por preço em queda

Avanço da captação, importações elevadas e custos de produção pressionam a rentabilidade do produtor ao longo de 2025, segundo o Cepea.

imagem

Governo federal recompõe orçamento da Embrapa e Congresso aprova em plenário

O Projeto de Lei Orçamentária 2026 (PLOA) segue agora para sanção presidencial

imagem

Movimento de desvalorização do leite persiste no campo

Preço pago ao produtor cai pelo oitavo mês consecutivo, pressionado pelo aumento da oferta, estoques elevados e custos de produção em alta

Fique por Dentro

Preencha os dados e receba as novidades!