logo
imagem

Dari Fronza, Maurício Buffon e Caroline Schneider em recente evento em Paraíso do Tocantins

Prestígio, mobilização e articulação de lideranças do campo garantem ao Tocantins ser palco de evento de relevância nacional do agronegócio

Cidade de Porto Nacional vai sediar a Abertura Nacional da Colheita de Soja em janeiro de 2026.

CRISTIANO MACHADO - NORTE AGROPECUÁRIO - DE PALMAS (TO)

Publicado em:

12/11/2025 - 09:12



Com prestígio, mobilização e articulação, lideranças do setor produtivo do campo conseguiram trazer para o Tocantins mais um evento nacional relevante para a cadeia de grãos. Está marcada para o dia 30 de janeiro de 2026, às 8h, a Abertura Nacional da Colheita de Soja.


A cerimônia, que deverá contar com alguns dos principais nomes do agronegócio brasileiro, será na Fazenda Alto da Serra, em Porto Nacional (TO), do Grupo Wink. O tema é "Onde a soja cresce a transformação acontece".


A organização é da Aprosoja Tocantins, Aprosoja Brasil e Canal Rural, que tradicionalmente faz a transmissão ao vivo a cerimônia, que destaca a força da soja para o desenvolvimento econômico e social no país.


A escolha do Tocantins é resultado de trabalho de articulação do presidente nacional da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Brasil), Maurício Buffon, produtor rural no Estado há quase 20 anos.


Representatividade nacional


À frente da entidade no triênio 2024/2027, após uma gestão na Aprosoja-TO marcada por um intenso trabalho de representatividade na classe, com embates e vitórias em favor das mulheres e homens do campo, Maurício Buffon foi eleito por unanimidade na presidência da entidade em nível nacional. Trata-se de uma das maiores associações de produtores rurais da América Latina. Ele substituiu Antonio Galvan, que presidiu a Aprosoja Brasil entre 2021 e 2024 e esteve à frente também da Aprosoja Mato Grosso entre 2017 e 2021.


Representatividade local


Ele contou com a mobilização e apoio da Aprosoja-TO. Méritos também para o diretor da Aprosoja Brasil, Dari Fronza, que há mais de 20 anos produz no território tocantinense. Ele é ex-presidente da Aprosoja-TO e atual presidente do Sindicato Rural de Silvanópolis (TO). 


Outra personagem importante da representatividade do campo neste processo é a Caroline Schneider, presidente atual da Aprosoja-TO. Nascida em Costa Rica (MS), está no Tocantins desde outubro de 2012.


Clique aqui e confira mais notícias sobre a Aprosoja. 


Leia mais sobre o campo tocantinense. 







Veja Também

imagem

Palmas sediará lançamento nacional do livro “Agricultura Irrigada no Cerrado”, de pesquisador da Embrapa

Obra é referência nacional sobre o uso sustentável da água e será lançada no dia 19 de novembro, em Palmas

imagem

Exportações do agronegócio somam US$ 15,49 bilhões em outubro e registram recorde para o mês

Alta de 8,5% em relação a outubro de 2024 é puxada por maior volume embarcado; soja, carnes, açúcar, café, produtos florestais e milho lideram

imagem

Trump sinaliza alívio em tarifas sobre café e chanceleres estão perto de acordo provisório

Todo o setor agropecuário segue otimista quanto à flexibilização do tarifaço

Fique por Dentro

Preencha os dados e receba as novidades!