logo
imagem

Presidente da CNA abre 2° Fórum de Lideranças Femininas no Agro

Evento destaca protagonismo das mulheres no agronegócio brasileiro

Publicado em:

07/08/2025 - 11:44


Na abertura do 2º Fórum de Liderança Feminina Sindical Rural realizado na quinta (7), em Brasília, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, falou da importância de o país ter, cada vez mais, líderes preparadas para enfrentar os desafios “dentro da porteira, no ambiente organizacional e institucional do agro”.


O evento promovido pela CNA reuniu, na sede da entidade, representantes de comissões estaduais de mulheres de todo o país, de Federações estaduais de agricultura e pecuária, de sindicatos rurais, de entidades, parlamentares e produtoras rurais.


No início do seu discurso, João Martins falou da preocupação “com os últimos acontecimentos geopolíticos e seus desdobramentos sobre a economia brasileira”. Toda essa situação, segundo o presidente da CNA, leva a refletir sobre o papel das lideranças.


“Precisamos de pessoas comprometidas com os ideais do país, com senso de urgência para buscar soluções para problemas complexos”, afirmou.


João Martins também ressaltou a evolução do agro brasileiro nos últimos anos. “Não resta dúvida que seguiremos aumentando a produtividade, diversificando a produção e agregando valor aos nossos produtos”.


Diante disso, afirmou o presidente da CNA, é fundamental ter lideranças cada vez mais preparadas e com responsabilidade para defender o setor e os produtores rurais onde for preciso.


Comissão Nacional

Ainda na abertura do evento, a presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, Stéphanie Ferreira, afirmou que os dois dias de encontro serão fundamentais para apresentar os resultados do colegiado criado em 2023, além de promover a troca de experiências entre as participantes.


“Nós vamos apresentar os resultados que atingimos e mostrar o quão significativo é esse trabalho que está acontecendo. Hoje, vocês também vieram para somar, para trocar experiências entre os Estados, para mostrar suas regionalidades e particularidades.”


Stéphanie falou da contribuição do trabalho da Comissão para as futuras gerações de mulheres. “O trabalho que estamos fazendo é para que as futuras gerações encontrem um caminho inspirador, que colham os resultados do nosso trabalho.”


A deputada federal Ana Paula Leão (PP/MG), presidente da Subcomissão Permanente do Leite da Câmara dos Deputados, também participou da abertura e reforçou a importância da presença feminina em cargos de liderança.


“Como deputada federal eu fico muito feliz de ver tantas lideranças e ver que vocês estão firmes no propósito de defender o nosso agronegócio brasileiro. Está na hora de mais mulheres estarem presentes na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas para que a gente possa proteger juntas o nosso setor.”


Além das palestras e debates, o fórum contempla uma oficina prática voltada ao fortalecimento dos grupos estaduais de mulheres, cujo objetivo é estimular a construção coletiva de propostas e ações aplicáveis ao sistema sindical.


A ação mobiliza entidades representativas do agro e reforça a missão institucional da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA de promover o desenvolvimento de lideranças femininas rurais e ampliar sua inserção política e institucional no sistema sindical patronal rural. (Da SNA)



Veja Também

imagem

Mercado pecuário mantém ritmo de alta e liquidez cresce em agosto

Preços do boi gordo, reposição e carne no atacado avançam mais de 5% na parcial do mês, segundo Cepea

imagem

CNA e deputados contestam decisão preliminar de Ministério de não aplicar direitos antidumping ao leite em pó

Assunto foi debatido em reunião realizada na quarta (13)

imagem

Controle biológico da vespa-da-madeira evita perdas de R$ 446 milhões nos plantios de pínus

Fique por Dentro

Preencha os dados e receba as novidades!