Criada em 17/08/2018 às 18h20 | Piscicultura

Tanque que custa em média R$ 700, tem capacidade para 18 mil litros e comporta 300kg de peixe é opção para piscicultores

Feito de adobe, o tanque é integrado com a produção de horta, onde possibilita o reaproveitamento da água fertilizada que será usada nos canteiros de hortas. O custo é muito mais barato e a atividade é estimulada para produtores de renda menor.

Imagem
Em Dia de Campo, Seder apresenta a produtores do Assentamento São João I novo modelo de tanque para criação de peixe (foto: Regiane Rocha)

Márcio Greick
DE PALMAS (TO)

Apresentando uma tecnologia barata e eficiente, foi entregue na manhã desta quinta-feira, 16, durante do Dia de Campo sobre piscicultura, aos agricultores familiares do assentamento São João I, o primeiro tanque para criação de peixe, feito com tijolo de adobe.

O tanque feito de adobe custa em média R$ 700,00 e tem capacidade para 18 mil litros de água, onde comporta a aproximadamente 300 kg de peixe. O tanque é integrado com a produção de horta, onde possibilita o reaproveitamento da água fertilizada que será usada nos canteiros de hortas.

A apresentação da nova tecnologia foi feita com a presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Roberto Sahium e de técnicos da pasta, além de representantes da Embrapa, Ruraltins.

A engenheira de aquicultura, Maíra Zambonato, falou sobre o projeto de construção de tanques de adobe e o baixo custo para os produtores de agricultura familiar. “O tanque é voltado para produtores da agricultura familiar, onde temos a produção de peixe integrada com a produção de horta”, disse.

Ainda de acordo com Zambonato, o custo é muito mais barato e a atividade é estimulada para produtores de renda menor. “Neste projeto modelo, o tanque tem capacidade para 18 mil litros, onde colocamos 250 peixes redondos que podem chegar a 1,5kg”, disse.

Para a presidente da Associação dos Produtores Rurais da União do São João, Raimunda Lucia, o projeto tem baixo custo e melhora a qualidade de proteína consumida pelo produtor. “Esse projeto - modelo de tanque é bem mais em conta, qualquer pequeno agricultor pode construir um tanque desse”, acrescentando que pretende criar a espécie caranha e que a água utilizada no tanque será reutilizada na horta.

Para a engenheira de pesca da Ruraltins, Ana Virgínia, os produtores terão uma maior qualidade de vida com a implantação dos tanques de adobe. “A água é fator limitante para o peixe, tendo água e oxigenação ele vai conseguir se desenvolver, tendo que se adequar a densidade para renovação da água”, disse.

Ainda de acordo com Ana Virginia, o projeto tanque de adobe é integrado com a produção de hortaliças, pois a água usada na criação dos peixes, será renovada e reaproveitada na horta. “Está água será muito benéfica pois os restos de ração é as excreções dos peixes é fértil para agricultura, como adubo”, disse.

O presidente da colônia de pescadores Z10, Davi Rodrigues, acredita que o projeto de tanque de piscicultura feito de adobe, deverá trazer mais uma fonte de renda para a categoria. “Nós estamos catalogando os pescadores da nossa colônia para que conheçam esse projeto, que dará maior renda para nossas famílias”, disse.

A produtora Miriam Americo comemora a construção do tanque de adobe em sua propriedade, com capacidade para 10 mil litros de água. Ela está satisfeita. “Com esse projeto apresentado pela Seder ficou mais acessível e mais em conta para nós pequenos produtores”, disse.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, acredita que o projeto de tanque feitos de tijolos de adobe estimulará a competitividade através de uma tecnologia solidária, para geração de emprego e renda. (Da Secom Palmas, TO)

Tags:

Comentários

{{c.nome}}
{{c.comentario}}
{{c.dataCriacao}} às {{c.horaCriacao}}

Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário