Criada em 28/10/2022 às 08h03 | Agronegócio

Tocantins deve ultrapassar 1,2 milhão de área plantada de soja sequeiro na safra 2022/2023

De acordo com dados das principais cooperativas do Estado, após o início e estabilização das chuvas os produtores devem avançar bastante nos próximos dias no plantio da principal cultura que é a soja.

Imagem
Tocantins deve ultrapassar 1,2 milhão de área plantada de soja sequeiro na safra 2022/2023. (Foto: Divulgação)

Elmiro de Deus
De Palmas (TO)

O Tocantins, a cada safra, expande a sua produção agrícola. Segundo informações da Diretoria da Agricultura, Agronegócio e Pecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), os dados aponta que a estimativa de área de soja plantada no Tocantins na safra 2022/2023, deve crescer mais uma vez, acima da média nacional, ultrapassando 1,2 milhão de hectares na modalidade soja sequeiro com uma produção estimada em mais de 4 milhões de toneladas do grão.

De acordo com dados das principais cooperativas do Estado, Cooperativa Agroindustrial Frísia e a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa), após o início e estabilização das chuvas os produtores devem avançar bastante nos próximos dias no plantio da principal cultura que é a soja. A área plantada até o momento não ultrapassa os 5% juntos aos clientes das cooperativas.

Segundo ao engenheiro agrônomo da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Thadeu Teixeira Júnior, “mais uma vez espera-se uma safra recorde no estado, logicamente se as boas condições climáticas se manterem em todo Estado”.

Milho

O engenheiro agrônomo lembra ainda que a cultura do milho será também expandida. “Com o avanço do plantio da soja, a expectativa de crescimento de área do milho, segunda safra, deve continuar com aumento, esta que é nossa segunda cultura em área e produção para o Tocantins”, complementou.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário