Criada em 12/03/2017 às 13h17 | Agronegócio

De 2º Estado cotado a receber programa de desburocratização do agronegócio, Tocantins segue no final da fila e sem definição

Nesta segunda-feira, 13, o ministro Blairo Maggi lança o Agro+ em Porto Velho (RO); Mapa não cogita data para concretização do programa no Tocantins. Previsto para novembro do ano passado, iniciativa foi adiada por causa de ação da Polícia Federal no Estado.

Imagem
O ministro Blairo Maggi cobrou recentemente que todos Estados formalizem adesão ao Agro+ (foto: Agência Senado)

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participa nesta segunda-feira (13), às 17h, do lançamento do Plano Agro+ em Porto Velho (RO). É o terceiro estado, depois do Rio Grande do Sul e de São Paulo, a aderir e implantar versão local do programa de desburocratização e de modernização do agronegócio do Mapa, lançado em agosto do ano passado, em Brasília.

VEJA TAMBÉM 

Agro+ pode ser lançado durante Agrotins 2017 

"Não há clima"; evento é cancelado pelo governo federal 

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS SOBRE O PROGRAMA "AGRO+"

Bandeira de Blairo Maggi no Mapa, o programa visa proporcionar ações e medidas para os Estados e municípios no intuito de desburocratizar o setor e, consequentemente, obter oferta de crédito em volume suficiente para atender à demanda dos produtores.

O Tocantins seria o segundo Estado a formalizar o compromisso do programa. Porém, foi adiado no final de novembro de 2016 por causa de uma operação da Polícia Federal que mirou, inclusive, o governador Marcelo Miranda (PMDB).

A ação, que segundo a PF, apurava desvios de até R$ 200 milhões, resultou em mandado de condução coercitiva do governador Marcelo Miranda. Além disso, prendeu seu irmão, Brito Júnior, empresários e até o secretário de Infraestrutura do governo, Sérgio Leão. Todos estão em liberdade atualmente. 

ATÉ O FINAL DO ANO

Recentemente, durante lançamento do Agro+ em São Paulo, Blairo Maggi disse esperar que todos os estados implantem o programa até o fim deste ano, assim como os municípios. “As regras precisam ser ajustadas para estados para que a flexibilização feita pelo governo dê resultado”, enfatizou o ministro.

A ideia de representantes do governo do Tocantins é de realizar o lançamento em maio, durante a Agrotins. (Da Redação do Norte Agropecuário, com informações do Mapa)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário