Criada em 18/10/2018 às 13h09 | Suinocultura

Mesmo livre da doença, Defesa Agropecuária monitora peste suína clássica em 172 granjas de 50 municípios do Tocantins

Trabalho de defesa agropecuária do Estado será finalizado nesta sexta-feira, dia 19. Em todo o Estado existem 40.855 propriedades que contêm granjas e criatórios de subsistência, num total de 295.674 suínos, informa a Adapec.

Imagem
Monitoramento sorológico mapeia as zonas produtoras de suídeos garantindo a ausência de vírus da doença gerando credibilidade para que os produtores rurais e empresários ganhem cada vez mais espaço comercial (foto: CNA\Divulgação)

Dinalva Martins 
DE PALMAS (TO)

O Tocantins é livre internacionalmente da Peste Suína Clássica-PSC, (enfermidade que acomete suídeos). Para preservar o status comprovando a ausência do vírus, a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) está finalizando o monitoramento em 172 granjas, localizada em mais de 50 municípios, na sexta-feira, 19. Em todo o Estado existem 40.855 propriedades que contêm granjas e criatórios de subsistência, num total de 295.674 suínos.

De acordo com a responsável técnica pelo Programa Estadual de Sanidade de Suídeos da Adapec, Regina Barbosa, os profissionais envolvidos estão intensificando a vigilância ativa e as ações, inclusive, nas áreas consideradas de maior risco. “Iniciamos os trabalhos no início do mês de outubro, aplicando questionários e realizando a colheita de amostras de sangue de um reprodutor (matriz ou cachaço) por granja, que posteriormente serão encaminhadas ao laboratório”, explica. Este trabalho é realizado a cada seis meses em granjas comerciais de suínos cadastradas.

Para o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, o monitoramento sorológico mapeia as zonas produtoras de suídeos garantindo a ausência de vírus da doença gerando credibilidade para que os produtores rurais e empresários ganhem cada vez mais espaço comercial. “É um trabalho muito importante, uma vez que a carne suína tem crescido e os mercados consumidores estão cada vez mais exigentes”, avalia.

PESTE SUÍNA CLÁSSICA

A PSC, também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos, é uma enfermidade contagiosa causada por vírus e muitas vezes fatal aos suínos. Os principais sintomas são: depressão e febre alta, hemorragias, regiões avermelhadas, entre outras.

Vale lembrar que o criador de suídeos ao identificar qualquer suspeita da doença deve comunicar imediatamente a Adapec. Outra orientação é não trazer suínos e seus produtos de outros estados não livres da PSC. (Da Adapec)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário