Criada em 17/01/2024 às 08h48 | Comunicação

Tocantins inicia preparativos para a Agrotins 2024

Feira ocorre anualmente no mês de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas. De acordo com o diretor de Agricultura Familiar da Seagro, Geilson Barbosa, o Governo do TO busca a cada ano intensificar as atividades em todos os segmentos agropecuários.

Imagem
Governo do Tocantins e parceiros se reúnem em preparação para a Agrotins 2024. (Foto: Divulgação)

Elmiro de Deus
Governo do Tocantins


O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA-TO) , secretarias estaduais e entidades ligadas ao agronegócio se reuniram, na manhã desta terça-feira, 16, para iniciar os preparativos para a realização da Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2024). A feira ocorre anualmente no mês de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, em Palmas.

No encontro foram definidas as principais atividades de cada segmento envolvidos na organização, delegando atribuições para o andamento de realização da Feira deste ano. Na ocasião foram criadas quatro comissões ligadas a infraestrutura, orçamento, caravanas de expositores e exposição em geral.

De acordo com o diretor de Agricultura Familiar da Seagro, Geilson Barbosa, o Governo do Tocantins busca a cada ano intensificar as atividades em todos os segmentos agropecuários. “Este ano já começamos a nos organizar com todos os parceiros para definir as ações e atividades para a melhoria da infraestrutura, atendimento aos agricultores familiares, visitantes e exposição em geral na Agrotins 2024”, enfatizou o diretor.

O superintendente de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar no Tocantins, Diego Montelo, ressaltou que na Agrotins 2024, a expectativa é trazer o MDA com as secretarias federais para dentro da Feira. “E com isso, trazer as novas políticas que o Governo Federal propõe para Agricultura Familiar, enfatizando o Plano Safra e os financiamentos rurais, contribuindo, assim, com o Governo do Tocantins para aumentar a participação e qualificar os produtores da agricultura familiar para melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais”, disse o superintendente.

A diretora de Assistência Técnica interina do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Elisângela Maria Lopes, explica que as inovações deste ano buscam a união entre as secretarias de Estado e as entidades que representam o segmento da agricultura familiar, visando planejar melhor o espaço do agricultor familiar. “Em conjunto com estas organizações, num espaço de diálogo e construção com esse público, da agricultura familiar, indígenas, quilombolas, agroextrativistas e de diversos segmentos do meio rural, visando a eficiência desse atendimento na Agrotins 2024”, explicou.

Participantes

Seagro; MDA; Ruraltins; Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot-TO); Federação Tocantinense de Apicultura (Fetoap); Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); Secretaria Estadual da Mulher; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e Federação dos Trabalhadores Agricultores Rurais e Agricultoras Familiares do Tocantins (Fetaet).

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário