Criada em 30/09/2018 às 17h23 | Grãos

Agricultores e técnicos recebem informações sobre tecnologia e produtividade na abertura oficial do plantio de grãos no Tocantins

O início do plantio e a expectativa de crescimento foram assuntos debatidos durante o evento, que reuniu cerca de 590 pessoas em fazenda de Porto Nacional, na região central do Estado. Outro assunto abordado durante o evento foi sobre o recurso de utilização de drones no plantio.

Imagem
Expectativa é que a área plantada no estado do Tocantins ultrapasse 1,4 milhão de hectares com produção estimada em mais de 4,6 milhões de toneladas, segundo a Conab (foto: Manoel Júnior\SeagroTO)

Produtores rurais, técnicos e acadêmicos do segmento neste sábado, dia 29, em Porto Nacional, região central do Tocantins, durante o evento que marcou a Abertura do Plantio da Safra de Grãos no Tocantins 2018/2019.

O agricultor e gerente da Fazenda Dom Gustavo, Antonio Brauner, no município de Porto Nacional, disse que foi para ouvir as palestras e com o conhecimento mais recente e ficar por dentro das novidades. Ressaltou a importância do evento para a produção e o trabalho realizado pelos organizadores do evento.

“É muito válido para os produtores mais produtivos e melhores que sejam tomados nas decisões tomadas. A janela da janela do jardim é um pouco conhecida como a plantar. A agricultura é como plantar soja e milho e um pouco de gado bovino.

O exercício do 2 ° ano do curso de Agronegócio do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Danilo Nunes, é mais importante para aprender mais sobre as disciplinas do curso, vendo que o cultivo de grãos está crescendo muito e sem capacidade para assimilar capacidade. técnica. “Estou gostando muito das palestras, aprendendo muito com essas novas informações”, completou.

UMA PRODUTIVIDADE

O início do plantio de grãos e a expectativa de crescimento foram assunto debatido durante o evento, que reuniu cerca de 590 pessoas. Outro tema abordado durante o evento foi sobre o recurso de uso de drones no plantio. "A tecnologia está entrando, efetivamente, na agricultura, na área de ponta, diagnosticando áreas que precisam ser corrigidas, diminuindo custos no momento do plantio. Esse é um momento de integração dos produtores, onde a Seagro está disseminando e potencializando as informações", disse o secretário de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária, Thiago Dourado.

Segundo ele, o evento que marca a abertura do plantio se tornou tradição sempre que está chegando o momento do plantio de grãos, com ênfase nas culturas de soja e milho, a Secretaria reúne os produtores para compartilhar aquilo que tem de mais novo em tecnologias e também informações sobre as condições climáticas, entre outras, que possam contribuir para minimizar riscos e otimizar a eficiência dentro da produção agrícola do Estado.

“Esse ano a Seagro realiza o evento em parceria com a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e grupo Wink, para juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) e outros parceiros para compartilhar informações com o público aqui presente. Palestras informando sobre as novas tecnologias para o plantio, negociações de câmbio, cenário cambial, mercado de Commodities, como funciona no mercado internacional, como o produtor pode se proteger, de forma a otimizar seus ganhos.”

PERSPECTIVA NO ESTADO

Ao contrário do Brasil onde as estatísticas indicam que a Safra de Grãos 2018/2018 será menor, no Tocantins, apesar de pequena, cerca de 1%, a produção continua em crescimento, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Thiago Dourado ressaltou ainda que para a Safra 2018/2019 a perspectiva é de aumento a área plantada, acréscimos em ganhos na produtividade, devendo de aproximar de cerca de um milhão de toneladas de grãos.

Ele falou sobre a expectativa de crescimento total da produção de grãos e que o aumento se deve, em grande parte, aos investimentos do Governo do Tocantins em conjunto com o setor produtivo na produção de soja.

“Para uma safra 2018/2019, a expectativa é de que a cultura da soja, milho e arroz, uma área plantada no estado do Tocantins, ultrapasse os 1,4 milhões de hectares com produção estimada em mais de 4,6 milhões de toneladas , segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento - Conab ”, informou. Isso confirma a consolidação do Tocantins como um dos principais estados produtores do Brasil ”, finalizou.

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário