Criada em 12/11/2018 às 17h28 | Investigação

Presos na sexta-feira, Joesley Batista e dois ex-ministros da Agricultura serão libertados por determinação do STJ

Eles haviam sido presos em 9 de novembro da Operação Capitu, que apura o suposto esquema de pagamento de mais de R$ 30 milhões em propina, entre 2014 e 2015, a parlamentares do MDB em troca de favorecimentos no Ministério da Agricultura.

Imagem

Felipe Pontes 
DE BRASÍLIA (DF)

O ministro Nefi Cordeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), mandou soltar o empresário Joesley Batista, Ricardo dos Santos, Demilton Antonio de Castro e Florisvaldo Caetano de Oliveira. As crianças foram presas em 9 de novembro da Operação Capitu.

Emêndice assinada ontem (11) Cordeiro há ex-solitude do ex-ministro da Agricultura e do ex-secretário de Defesa Agropecuária, Rodrigo Figueiredo. Nesta segunda, o dia está em condições de ser solucionado em 19 investigações na operação.

Eram libertados o vice-governador de Minas Gerais Antonio Andrade e o empresário do ramo de supermercados Walter Santana Arantes. O ex-deputado Eduardo Cunha também teve um habeas corpus concedido, mas prosseguiu no âmbito da Operação Lava Jato.

A Operação Capitu apura o esquema de pagamento de mais de R $ 30 milhões em propina, entre 2014 e 2015, um dos parlamentares do MDB em troca de favorecimentos no Ministério da Agricultura.

In order to confirm in the prison studies, a desembargadora Mônica Sifuentes, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que tem como suspeito ter colaborado com investigações, inclusive assinando acordos de delação premiada, os suspeitos ocultos "fatos relevantes". e tentaram "direcionar a autoridade policial".

To the phone case to the suspecters, the minister of the STJ Nefi Cordeiro the evening over the postage of prisão. Para ele, uma ocultação de fatos não justifica, por si só, uma privação da liberdade.

“A falta de completude na verdade pode ser a causa da rescisão do acordo ou de redução proporcional dos favores negociados”, escreveu o ministro. Além disso, Cordeiro entendeu que os fatos investigados não são atuais, portanto não há risco à colheita de provas.

Foram soltos ainda: Mauro Luiz Rodrigues de Souza, Ildeu da Cunha Pereira, Mateus de Moura Lima Gomes, José Francisco Franco da Silva Oliveira, Cláudio Soares Donato, Waldir Rocha Pena, João Lúcio Magalhães Bifano, Antônio Eustáquio Andrade Ferreira, Marcelo Pires Pinheiro e Fernando Manuel Pires Pinheiro. ( Da Agência Brasil)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário