Criada em 18/03/2024 às 08h56 | Agronegócio

Soja segue sendo colhida no Estado e produtividade cai em cerca de 20%

Aprosoja-TO fala que metade da safra ainda está no campo e plantio de milho deve reduzir muito. "Possivelmente no Tocantins não passe de 45 sacas por hectare a produtividade”, lamentou a presidente da entidade.

Imagem
Soja segue sendo colhida no Estado e produtividade cai em cerca de 20%. (Foto: Divulgação)


Clique no ícone acima e confira o programa.



Daniel Machado
Palmas (TO)

Com uma quebra de produtividade de cerca de 20%, a colheita da soja no Tocantins ainda está pela metade e deve se encerrar no final do mês. A estimativa foi passada pela presidente da Aprosoja-TO, Caroline Schneider Barcellos, ao Norte Agropecuário no Rádio veiculado neste sábado, 16 de março.

“Acreditamos que chegamos em torno de 50% da colheita de soja no Estado e confirmando até aqui a nossa estimativa de quebra de safra em torno de 20%. Assim, possivelmente no Tocantins não passe de 45 sacas por hectare a produtividade”, lamentou a presidente.

Ela ressaltou que há produtores na região Sul do Estado que iniciaram somente agora a colheita da soja. Tudo isso ocorreu por causa da demora nas chuvas no momento do plantio, o que atrasou muito todo o processo. Além disso, a chuva que faltou antes, veio com muita força no final de fevereiro e começo de março, trazendo mais dificuldades para os produtores.

Essa situação acabou atingindo em cheio o milho, pois a janela ideal de tempo para o plantio do cereal foi perdida. “A gente percebe que possa ter uma redução de 50% na quantidade de milho plantado na comparação com o ano passado”, ressalta a líder ruralista, ao destacar que muitos agricultores optaram por cultivar gergelim e outros produtos.

Clique aqui e ouça a reportagem com a fala completa da presidente da Aprosoja-TO.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário