Criada em 08/12/2017 às 11h56 | Apicultura

Apicultores debatem alterações ambientais, preservação de espécies de abelhas sem ferrão e ganhos financeiros

Atualmente são 1500 apicultores, 53 associações, duas Cooperativas e uma Federação. No município de Palmas, mais de 70 já cadastrados. A atividade vem ganhando novos adeptos e aumentando a produção no Estado.

Imagem

Eliane Tenório
DE PALMAS

Como parte da capacitação que será realizada pela Cooperativa dos Apicultores de Palmas e Associação dos Meliponicultores, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), participa, com apoio, do 8º Encontro de Apicultores e 3º Encontro de Meliponicultores de Palmas: Abelhas sem ferrão resgate o oportunidades. Os eventos ocorrerão simultaneamente na próxima segunda-feira, 11 de dezembro a partir das 8h, na sala 09 do Bloco C no Campus da UFT em Palmas.

O tema desta edição debate sobre as alterações ambientais recentes promovidas pelo homem, sobre a preocupação com a preservação das espécies nativas sem ferrão e levanta a questão da possibilidade de ganho financeiro com os produtos oriundos destas abelhas.

A diretora de Políticas para Pecuária da Seagro, Erika Jardim, explica que o evento terá como objetivo principal divulgar o importante papel das abelhas no ambiente e como fonte indireta na produção de alimentos. “O evento também é uma oportunidade a mais para quem quer conhecer melhor sobre a apicultura”, afirma.

O evento tem como público-alvo os criadores de abelhas Apis e abelhas sem ferrão. Mas também pode atender técnicos, servidores, estudantes e outros interessados da comunidade em geral. As inscrições são gratuitas e limitadas, e podem ser realizadas por meio dos números identificados no cartaz de divulgação. Veja a programação completa no cartaz.

PRODUÇÃO DE MEL

Atualmente são 1500 apicultores, 53 associações, duas Cooperativas e uma Federação. No município de Palmas, mais de 70 já cadastrados. A atividade vem ganhando novos adeptos e aumentando a produção no Estado. Diversos fatores influenciam na produção do mel como o conhecimento, adquirido em forma de capacitação, assistência técnica, cursos e seminários, somados a uma boa alimentação e a boa florada, onde as abelhas retiram o pólen e o néctar para a produção do mel. (Da SeagroTO)


 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário