Criada em 03/10/2018 às 08h32 | Exportações

Halal: Técnicos sauditas vão inspecionar frigoríficos que fazem o abate religioso no Brasil, anuncia Ministério da Agricultura

Sauditas abrem mercado de mel e mantém importações de aves e de bovinos. “É um mercado interessante, que importa de diversas origens cerca de 7 milhões de animais por ano”, disse o secretário do Mapa, Luis Rangel, que está na Ásia negociando acordos sobre produtos brasileiros.

Imagem
Na reunião, além de dar todas as garantias e manter os mercados principalmente de frangos e bovinos abertos, foi discutida a possibilidade de futuramente ampliar a área de pescado (foto: Mapa/Divulgação)

Missão Técnica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que se realiza na Ásia, possibilitou a abertura do mercado de produtos made in Brasil na Arábia Saudita. Em reunião no Ministério da Agricultura, País e África foram incluídos os dados necessários para a revisão dos dados zoológicos, juntamente com o processo de conservação de gado vivo, de acordo com o processo de defesa da Agropecuária do Mapa, Luis Rangel, que lidera uma missão. “É um mercado interessante, que importa de várias origens em torno de 7 milhões de animais por ano”, disse o secretário.

Rangel lembrou que está à caminho uma missão de um mês da Arábia Saudita no Brasil, mas não como as garantias do abate halal, abate religioso que é uma condição complementar à sanitária ”. O Brasil é um exportador tradicional, cumpre com regras halal, tem certificadoras privadas que fazem essa complementação e Arábia Saudita vai verificar os problemas relacionados ao abate para manter as exportações, explicou.

Sobre o mel, disse ter sido possível “de maneira muito ágil e rápida apresentar o certificado com as nossas garantias de exportação. Com uma única tacada, pela qualidade do produto brasileiro.

Ainda sobre uma viagem ao país, além disso, de todas as oportunidades de mercado e de futuros mercados de bovinos, ficou uma possibilidade de futuramente ampliar uma área de pescado.

Com uma participação do diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério, Guilherme Marques, uma missão que teve lugar com a realização de um processo de segurança alimentar. Nessa reunião foram atualizadas as informações sobre a relação de operações de fiscalizações realizadas no ano passado.

“Todo o livro que fez foi bem recebido, assim como todas as argumentações, aspectos e esclarecimentos necessários. Foram satisfeitos, principalmente, com a novidade do novo modelo de monitoramento e fiscalização de dados laboratoriais, que vai revolucionar a formação de pessoas controladas e os laudos para certificação. A primeira vez que nós apresentamos este país foi aqui, e foi muito bem recebido. Fomos, inclusive, convidados a participar de um evento global que não acontece durante anos e que não se preocupam com o crescimento do mundo ”, observado.

A última rodada de missão, agora, será em Singapura, será feita a Arábia Saudita. A viagem foi pela China, passando por Hong Kong e Vietnã. ( Do Mapa)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário