Criada em 29/08/2018 às 14h47 | Pecuária

Adapec realiza palestras de defesa e sanidade animal e vegetal

As palestras foram ministradas no Projeto de Assentamento Primogênito em Novo Acordo e contaram com a participação de 40 pessoas entre estudantes, professores e produtores. Os temas foram “Anemia Infecciosa Equina”, “Mormo” e “Uso correto e seguro de agrotóxicos”.

Imagem
Cerca de 40 pessoas entre estudantes , professores e produtores assistiram às palestras. (Divulgação Adapec)

Welcton de Oliveira
DE PALMAS (TO)

Com o objetivo de levar informações aos produtores rurais sobre doenças que afetam os animais e as plantas, a Agência e Defesa Agropecuária (Adapec), realizou nesta, terça-feira, 28, na Escola Municipal Deusiano Coelho de Sousa, no Projeto de Assentamento Primogênito, em Novo Acordo, três palestras sobre Anemia Infecciosa Equina (AIE), Mormo e Uso correto e seguro de agrotóxicos. Participaram do evento cerca de 40 pessoas, entre estudantes, professores e produtores.

As palestras sobre AIE e Mormo foram ministradas pelo inspetor de defesa agropecuária, Elias Mendes de Sousa Neto, que abordou aspectos como meios de transmissão das doenças, sinais clínicos, controle das enfermidades das referidas doenças, riscos de transmissão ao ser humano, no caso do Mormo que é uma zoonose, importância da notificação à Adapec de animais com suspeitas de Mormo ou AIE.

Um dos assuntos bem debatidos na palestra foi sobre o controle dos eventos equestres como corridas, vaquejadas e leiloes que é feito pela Adapec pra o controle de enfermidades. No Tocantins, as corridas, vaquejadas e cavalgadas fazem parte da cultura de muitos municípios, por isso, a Agência tem orientado as pessoas a manterem estas tradições dentro dos parâmetros legais para evitar a disseminação de doenças. “Explanamos, principalmente sobre a importância do controle sanitário dessas doenças, em especial o Mormo por ter sua importância na saúde publica por se tratar de zoonose”, disse Elias.

Já a palestra sobre uso correto e seguro de agrotóxicos foi ministrada pelo inspetor de defesa agropecuária da Adapec, José Aparecido da Silva, e abordou sobre a aplicação correta de defensivos agrícolas, importância do uso de equipamentos de proteção individual, os perigos do desvio de uso desses produtos para culturas não indicadas. Por se tratar de uma comunidade de pequenos produtores rurais também foi feita orientações uso de defensivos agrícolas na produção de hortaliças.

Os participantes da palestra foram orientados quanto a aquisição de produtos agrotóxicos, devendo estes, terem em mãos, o receituário agronômico, emitido por um Responsável Técnico (RT), que pode ser um engenheiro agrônomo ou engenheiro ambiental, a quem cabe repassar todas as informações necessárias. Outra orientação é que o produtor leia e siga a bula corretamente, além de devolver as embalagens vazias no local indicado na nota fiscal do produto. (Da Adapec)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário