Criada em 18/10/2017 às 16h24 | Agricultura

Safra de feijão-caupi será de 4,5 mil hectares no TO

Com menor resultado econômico, o feijão-caupi é cultivado basicamente pelos agricultores familiares, em lavouras de menor tamanho com vistas à subsistência e pequena porção destinada à comercialização.

Imagem
A estimativa corresponde a primeira safra. (Foto Luciana Fernandes)

Da Redação
De Palmas

A área cultivada de feijão-caupi deverá ser de 4,5 mil hectares no Tocantins para a safra 2017/18, apresentando pouca variação na área cultivada em relação à safra 2016/17. Já na Bahia, estima-se que a área estimada média do plantio de feijão-caupi deverá ser de 107,2 mil hectares, representando uma variação negativa de 36,9% em relação à safra passada.

Essa redução se deve ao ajuste de área cultivada, informando o cultivo separando em primeira e segunda safras. A segunda safra ocorre no oeste da Bahia em manejo de sequeiro e irrigado. O cultivo de feijão-caupi é motivado pela sua adaptação ao estresse hídrico, sendo cultivado no Centro-Norte, Centro-Sul e Extremo-Oeste sendo produzido quase que em totalidade pela agricultura familiar, com o uso reduzido de insumos e utilização de sementes “salvas”.

No Maranhão, embora o plantio ainda não tenha iniciado, para a primeira safra é esperado a manutenção de área nesse estado. Em Minas Gerais, o feijão-caupi é cultivado na região norte e representa 10,5% da área e, para o primeiro levantamento estima-se uma área média a ser cultivada de 13,7 mil hectares, ou seja, uma redução de 2,84% em relação a safra passada.

No Tocantins, a estimativa corresponde à primeira safra. Por ser uma cultura de menor resultado econômico, sua atratividade é bastante baixa, sendo cultivada basicamente pelos agricultores familiares, em lavouras de menor tamanho com vistas à subsistência e pequena porção destinada à comercialização. (Com informações site Notícias Agrícolas)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário