Criada em 07/12/2017 às 17h23 | Pecuária

Quase 100 matrizes recebem protocolo de Inseminação Artificial de Tempo Fixo em propriedades rurais na capital do Tocantins

Iniciativa que faz parte de parceria entre Seder e Seagro integra o Programa de Melhoria da Qualidade Genética, que já inseminou mais de 20 mil matrizes em todo o Tocantins.

Imagem

Eliene Campelo
DE PALMAS

Foi iniciado nesta segunda-feira, 04, em 73 matrizes em Palmas, o Protocolo de Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF). A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) e faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade Genética, que já inseminou mais de 20 mil matrizes em todo o Tocantins.

“A intenção é melhorar o rebanho leiteiro e capacitar os nossos produtores sobre o protocolo. O veterinário da Seder faz o agendamento prévio na propriedade e vai juntamente com a equipe da Seagro realizar os procedimentos” explica o secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, acrescentando que em 2016 a parceria levou a IATF em sete propriedades com a gestação de 85 matrizes.

De acordo com o veterinário da Seder, Claúdio Saião Lobato, esse trabalho é realizado em propriedades assistidas pela SEDER, e foi realizada nesta oportunidade apenas em duas propriedades devido às condições dos animais. “Com o período da estiagem alguns animais ainda não estão com o peso adequado para a gestação. Nestas duas propriedades as vacas estavam sendo suplementadas no período seco, com silagem, cana-de-açúcar e concentrado, e por isso os animais estão em bom estado, o que é muito importante para o resultado das prenhezes”.

O produtor rural Joaquim Maia recebeu as equipes em sua propriedade e iniciou o protocolo em 14 matrizes. “Nós já fizemos este procedimento em outras duas ocasiões, sempre com bons resultados e com apoio da Seder e da Seagro. A vantagem para nós produtores é que podemos utilizar material genético de melhor qualidade e realizar a IATF em um número maior de matrizes num mesmo período” afirmou o produtor acrescentando que os técnicos da Seder também realizam visitas técnicas voltadas para o sistema rotacionado de pastejo. (Da Secom PalmasTO)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário