Criada em 26/04/2017 às 15h52 | Gado

Com seis municípios contemplados, programa estima inseminar cerca de 1.500 vacas

Os primeiros municípios contemplados foram Santa Rosa, Chapada de Natividade, Natividade, Jaú, Paranã e Palmeirópolis. Nesta etapa, foram atendidos cerca de 300 animais, em 30 propriedades rurais.

Imagem
A inseminação faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade Genética para bovinos de leite. (Foto Márcio Vieira / Secom Tocantins)

Elmiro de Deus
DE PALMAS

Com o objetivo de inseminar, até junho deste ano, cerca de 1500 vacas em propriedades rurais do Estado, a Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) iniciou na última semana, o Programa de Melhoria da Qualidade Genética para bovinos de leite. Os primeiros municípios contemplados foram Santa Rosa, Chapada de Natividade, Natividade, Jaú, Paranã e Palmeirópolis. Nesta etapa, foram atendidos cerca de 300 animais, em 30 propriedades rurais.

O programa é fruto da parceria entre a Seagro, o Instituto de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Ruraltins), as secretarias de agriculturas municipais e cooperativas, por meio de um cadastro dos produtores de cada município, para participar do projeto de melhoramento genético do rebanho.

A tecnologia utilizada no melhoramento acontece com a Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF), com vantagens em relação à produção convencional, entre elas: inseminação com dia e hora marcadas, eliminação da detecção de cio, redução do intervalo entre partos, melhor acompanhamento reprodutivo das matrizes e padronização dos lotes de bezerros.

Para o zootecnista da Seagro, Alan Oliveira, o programa busca incentivar a produção leiteira no Tocantins, por meio da tecnologia IATF, uma das mais avançadas na produção de bovinos. “A Secretaria disponibiliza a empresa que vai até as propriedades e diagnostica as vacas para implantar os hormônios de melhor qualidade produtiva. Com isso, o produtor poderá aumentar em até 50% a produção leiteira na sua propriedade”, disse.

A próxima etapa será de 22 a 31 de maio, quando os técnicos estarão nos municípios de Colmeia, Couto Magalhães, Joarina, Palmeirante, Colinas e Araguaína. (Da Seagro)

 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário