Criada em 15/12/2017 às 00h40 | Agricultura

Programa distribui 100 toneladas de sementes a agricultores familiares de 103 municípios do Estado do Tocantins

O Quintal Verde conta também com a implantação de hortas, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional de dez mil famílias de agricultores familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Imagem
Foram apresentadas ainda ações de fomento e inovação tecnológica referentes ao Programa de Aquisição de Alimentos/Compra Direta Local, Fomento as Unidades Produtivas Rurais e Inovação no Campo (fotos: Alaídes Cardoso/Ruraltins)

Alaídes Cardoso
DE PALMAS

Com o objetivo de fomentar nas comunidades rurais a implantação de lavouras de subsistência, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), lançou, na manhã desta quinta-feira, 14, o Programa Quintal Verde II. A cerimônia de lançamento aconteceu no auditório da Embrapa Pesca e Aquicultura, em Palmas, e contou com a presença da vice-governadora Cláudia Lélis, do presidente do Ruraltins, Pedro Dias, de extensionistas rurais, agricultores familiares e demais autoridades.

Durante o evento foi anunciada a distribuição de 100 toneladas de sementes, selecionadas e certificadas, de milho e feijão caupi, para 103 municípios, situados em todas as regiões do Tocantins, por meio dos escritórios locais do Ruraltins. O Quintal Verde conta também com a implantação de hortas, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional de dez mil famílias de agricultores familiares que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Em seu discurso, o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, ressaltou as conquistas do órgão nos últimos anos e o empenho dos extensionistas na execução das ações, destacando ainda a importância do programa Quintal Verde para os produtores. “Nosso sentimento é que, unidos e fortes, estamos cumprindo, além da expectativa, a nossa missão, e os números mostram isso. Em três anos saímos de 11 mil agricultores familiares atendidos para 21 mil famílias. Com o Quintal Verde vamos levar até aos agricultores sementes de alta qualidade, desenvolvidas pela Embrapa. A intenção é dobrar a produção dessas culturas no Estado, fortalecer a agricultura familiar e aumentar a disponibilidade de alimentos para quem precisa”, frisou o presidente.

Para a vice-governadora, ações como essa trazem avanços para a agricultura tocantinense, como também a melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar. “Isso significa que os produtores vão ter acesso a um produto de qualidade, com a garantia de uma produção saudável de alimento, gerando renda e lucro, dando mais oportunidades aos homens e mulheres do campo, para que produzam cada vez mais”, disse a Cláudia Lélis.

O presidente da Associação de Produtores de Taquaruçu Grande, Edson Rodrigues, representando todos os produtores beneficiados pelo programa Quintal Verde, agradeceu a doação e a assistência técnica que recebe do Ruraltins. “O Ruraltins é o nosso braço forte na produção. É o órgão que nos ajuda com orientações e acompanhamento. As sementes que estou recebendo vão reforçar a minha produção, como por exemplo, as de hortaliças, que até então não produzia. Por isso, só temos a agradecer”, disse o produtor feliz por receber as sementes.

QUINTAL VERDE

A execução do programa Quintal Verde II é fruto de emenda parlamentar, do deputado federal César Halum, no valor total de R$ 1.236.196,90, com contrapartida do governo, através de um convênio firmado entre Ruraltins e a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (SEAD).

De acordo com César Halum, o programa chega para promover o fortalecimento da produção de alimentos. “O Quintal Verde gera renda para a população que tem dificuldades de sobrevivência e reduz o custo dos alimentos no Estado. Fico feliz com a condução do programa pelo Ruraltins, pois além de entregar as sementes, presta assistência técnica em todo processo de produção”, avaliou.

FOMENTO E INOVAÇÃO

Dentro da programação de entrega das sementes foram apresentadas ainda ações de fomento e inovação tecnológica, referentes ao Programa de Aquisição de Alimentos/Compra Direta Local, Fomento as Unidades Produtivas Rurais e Inovação no Campo, totalizando investimentos de mais de R$ 13,4 milhões, em 2017, visando o aumento da produtividade, a inclusão social, o crescimento econômico e a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais.

Na oportunidade foi entregue o Prêmio Extensionista Destaque 2017, a Vilma José Vaz Aguiar, chefe do escritório local do Ruraltins, em Aurora. A homenagem foi concedida pela Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) pelos relevantes serviços prestados junto às famílias rurais de Aurora. (Do Ruraltins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário