Criada em 28/02/2019 às 18h02 | Agronegócio

Greve dos caminhoneiros, eleições e clima afetam agropecuária em 2018, afirma CNA após analisar resultado do PIB

Após analisar o resultado do Produto Interno Bruto divulgado nesta quinta-feira, 28, pelo IBGE, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil constatou que a greve dos caminhoneiros, as eleições e o clima afetam o setor agropecuário brasileiro que cresceu apenas 0,1%.

Imagem
Greve dos caminhoneiros afetou o escoamento da produção agropecuária no país. (Foto Divulgação Web)

Greve dos caminhoneiros, o process element and climatic ospriced for the performance of sector in 2018, second analysis of Confidentialing of Agriculture and Pecuária in Brazil (CNA) on the Product in English Bruto divulgado this quinta (28) pelo IBGE.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um economia cresceu 1,1% ao ano na comparação com o ano de 2017. O setor agrícola apresentou uma variação de 0,1% no mesmo período.

“O setor agropecuário sofreu alguns fatores climáticos ao longo da última safra em 2018 e isso comprometeu um crescimento mais robusto. Também temos um relatório sobre a volatilidade da taxa de câmbio dos caminhoneiros, uma eleição presidencial que amplia a volatilidade da taxa de câmbio e isso fez com que o setor se retratasse. Essa conjuntura de fatores fez com que o PIB da agropecuária não crescesse mais, afirmou o coordenador do Núcleo Econômico da CNA, Renato Conchon.

Ele ressalta que a base de comparação do modelo de agropecuária no ano passado é a relação de 2017, quando o crescimento foi de 13% e foi o principal responsável pelo resultado do PIB no Brasil naquele período.

“Em 2017, o maior número de ações caiu e em 2018 todos os setores cresceram, sobretudo o setor de serviços. "É um sinal bastante importante de uma economia brasileira está saindo da recessão", afirmou.

Para o ano de 2019, há uma expansão de 3,5% da agropecuária e uma melhoria do cenário econômico para o país, com o avanço nos debates sobre as reformas da previdência e tributária. No cenário externo, uma relação comercial entre Estados Unidos e China também pode influenciar uma economia brasileira. (Da Ascom CNA / SENAR)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário