Criada em 03/10/2018 às 09h17 | Grãos

Pesquisador destaca três fatores fundamentais para obter melhor produtividade e rentabilidade da soja; veja o vídeo

Qualidade da semente, regulagem das semeadoras e adequação da área são determinantes para os sojicultores na fase da instalação. “Estes cuidados possibilitam que o produtor tenha maior probabilidade de chegar com maior produtividade e rentabilidade ao final do ciclo”,disse Alvadi Balbinot.

Imagem
Nesta fase de instalação da lavoura, a Embrapa enfatiza alguns cuidados que podem garantir estabilidade de produção e rentabilidade (foto: CNA/Divulgação)

Lebna Landgraf 
DE LONDRINA (PR)

Os produtores já iniciaram a semeadura da soja que segue dentro do planejado nas principais regiões produtores. Nesta fase de instalação da lavoura, a Embrapa enfatiza alguns cuidados que podem garantir estabilidade de produção e rentabilidade. O pesquisador Alvadi Balbinot, da Embrapa Soja, considera relevantes três conjuntos de fatores na instalação da lavoura de soja.

O primeiro deles é a qualidade da semente, o que irá garantir o vigor a germinação necessários para o estabelecimento da lavoura. O segundo fator diz respeito à regulagem das semeadoras que irão posicionar a semente adequadamente no solo e na quantidade indicada pelos obtentores das cultivares. A terceira questão a ser observada, ressalta Balbinot, está relacionada à adequação da área, ou seja, é preciso investir em sistema de plantio direto na palha e em área que esteja livre de plantas daninhas e com umidade para permitir a rápida emergência das plantas. “Estes cuidados possibilitam que o produtor comece bem a sua lavoura e tenha maior probabilidade de chegar com maior produtividade e rentabilidade ao final do ciclo”, enfatiza Balbinot. (Da Embrapa Soja)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2018 Norte Agropecuário