Criada em 10/03/2017 às 21h03 | Agricultura

Temor na lavoura: Comitê Internacional confirma mutação no fungo causador da ferrugem asiática da soja no Brasil

“Tal mutação confere menor sensibilidade do fungo aos fungicidas do grupo dos SDHIs (carboxamidas) e foi identificado numa população presente em uma região com alta pressão da doença e uso intenso destes fungicidas”, informa a Fundação MT.

Imagem
A instituição reforçou, entretanto, a necessidade de se fazer o manejo integrado de doenças na cultura da soja (Foto: Daniel Meneguine)

Em comunicado divulgado em seu site, a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT) afirma ter visto com “muita preocupação” a identificação de mutação no fungo causador da ferrugem asiática no Brasil.

“Tal mutação confere menor sensibilidade do fungo aos fungicidas do grupo dos SDHIs (carboxamidas) e foi identificado numa população presente em uma região com alta pressão da doença e uso intenso destes fungicidas”, informa a Fundação MT.

Ainda conforme a Fundação MT, o levantamento dos dados está sendo finalizado. “Os experimentos da Fundação MT estão no campo, em avaliação e informações conclusivas estarão disponíveis quando terminar o levantamento de todos os dados, juntamente com as recomendações. Por enquanto, seria precipitado afirmar que qualquer resultado “diferente” das carboxamidas fosse devido a esta mutação.”

A instituição reforçou, entretanto, a necessidade de se fazer o manejo integrado de doenças na cultura da soja “com o intuito de diminuir a possibilidade de surgimento da resistência do fungo a quaisquer fungicidas, através das recomendações amplamente divulgadas pela Empresa ao longo dos últimos anos”.

CONFIRA A NOTA DA FUNDAÇÃO MT

"A Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso – Fundação MT, com muita preocupação, comunica que foi identificado pelo monitoramento realizado pelo FRAC Intenacional (Fungicide Resistance Action Committee) uma mutação no fungo causador da ferrugem asiática (Phakopsora pachirhyzi). Tal mutação confere menor sensibilidade do fungo aos fungicidas do grupo dos SDHIs (carboxamidas) e foi identificado numa população presente em uma região com alta pressão da doença e uso intenso destes fungicidas.

A Fundação MT, através de seus campos experimentais no Estado do Mato Grosso tem observado, principalmente na safra 16/17, em algumas regiões, casos de menor eficácia das carboxamidas no controle da ferrugem asiática.

Os experimentos da Fundação MT estão no campo, em avaliação e informações conclusivas estarão disponíveis quando terminar o levantamento de todos os dados, juntamente com as recomendações. Por enquanto, seria precipitado afirmar que qualquer resultado “diferente” das carboxamidas fosse devido a esta mutação.

Independentemente dos resultados que virão, a Fundação MT reitera a constante necessidade de se fazer o manejo integrado de doenças na cultura da soja, com o intuito de diminuir a possibilidade de surgimento da resistência do fungo a quaisquer fungicidas, através das recomendações amplamente divulgadas pela Empresa ao longo dos últimos anos."

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário