Criada em 30/08/2017 às 20h00 | Investigação

Ministério da Agricultura anuncia interdição e auditoria em frigoríficos e laticínios do Tocantins alvos de operação da PF

“O Mapa já determinou o auto embargo de exportações dos estabelecimentos envolvidos: Minerva S.A., LKJ, Boi Brasil e Gelnex Indústria e Comércio Ltda”, informa comunicado oficial.

Imagem
Araguaína, no Tocantins, foi um dos alvos da operação Vegas, da Polícia Federal nesta quarta-feira (foto: Thiago Vieira/TV Anhanguera/Reprodução)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a interdição e realização de auditoria “com o objetivo de garantir que não haverá riscos à saúde pública” nos quatro frigoríficos alvos da operação Vegas, da Polícia Federal, deflagrada nesta quarta-feira, 30.

“O Mapa já determinou o auto embargo de exportações dos estabelecimentos envolvidos: Minerva S.A., LKJ, Boi Brasil e Gelnex Indústria e Comércio Ltda”, anunciou o Ministério da Agricultura, por meio de comunicado oficial.

LEIA TAMBÉM 

PRESIDENTE DO SINDICARNES NO TOCANTINS É ALVO DE CONDUÇÃO COERCITIVA

POLÍCIA FEDERAL FAZ NOVA FASE DE OPERAÇÃO QUE APURA CORRUPÇÃO NO MAPA

EX-PRESIDENTE DA ADAPEC ERA "O FISCAL MAIS CARO", ACUSA SERVIDORA DO MAPA

O Mapa informou ainda que os servidores do órgão envolvidos serão afastados. Já os funcionários dos governos estadual e municipais conveniados com o Mapa serão substituídos.

Ainda na nota, o Mapa fez questão de ressaltar medidas que foram tomadas sobre controle sanitário no país. “Desde março o Ministério ampliou o controle sanitário em todo o país realizando um processo rigoroso de inspeção nas mais de 600 plantas autorizadas a realização de abates. Nesse período, houve trocas de comando e fiscalização mais ampla em todas as áreas de produção. Além disso, o Mapa está ampliando seu quadro de profissionais da área com novas contratações”, aponta a nota.
O Mapa informou ainda que estão sendo elaboradas mudanças no sistema de inspeção sanitário. O objetivo, segundo o Mapa, é “evitar que problemas como os verificados na Operação Vegas ocorram novamente e garantir que os produtos consumidos dentro e fora do Brasil não sofram qualquer tipo de suspeição”.

A OPERAÇÃO

A operação Vegas é desdobramento da segunda fase da Operação Lucas, que investiga crimes de corrupção envolvendo servidores do Mapa, frigoríficos e laticínios localizados nos municípios de Araguaína, Nova Olinda e Gurupi.

Os policiais federais foram escalados para cumprir 51 mandados judiciais, sendo 1 prisão preventiva, dez prisões temporárias, 12 mandados de condução coercitiva e 28 mandados de busca e apreensão nos estados do Maranhão, Minas Gerais e nos municípios de Araguaína, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins.

O nome da operação é uma alusão a um diálogo interceptado no qual um dos investigados afirma que “tudo que se passa em Vegas fica em Vegas”.

Confira a nota na íntegra:

Nota de esclarecimento

A respeito da Operação Vegas da Polícia Federal, deflagrada nesta quarta-feira (30/03/2017), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que foram adotadas as seguintes providências:

- Os quatro estabelecimentos, todos sediados no Tocantins, citados na Operação serão interditados e irão passar por auditorias com o objetivo de garantir que não haverá riscos à saúde pública;

- Os servidores do Mapa envolvidos na investigação serão afastados e investigados por meio de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) junto à Corregedoria do Ministério. Quanto a servidores conveniados de governo estadual ou municipal, serão substituídos;

- O Mapa já determinou o auto embargo de exportações dos estabelecimentos envolvidos: Minerva S.A., LKJ, Boi Brasil e Gelnex Indústria e Comércio Ltda.

- Desde março o Ministério ampliou o controle sanitário em todo o país realizando um processo rigoroso de inspeção nas mais de 600 plantas autorizadas a realização de abates. Nesse período, houve trocas de comando e fiscalização mais ampla em todas as áreas de produção. Além disso, o Mapa está ampliando seu quadro de profissionais da área com novas contratações.

- Por fim o Mapa destaca que estão sendo elaboradas mudanças no sistema de inspeção sanitário do país com o objetivo de evitar que problemas como os verificados na Operação Vegas ocorram novamente e garantir que os produtos consumidos dentro e fora do Brasil não sofram qualquer tipo de suspeição.

Brasília, 30 de agosto de 2017.

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário