Criada em 27/09/2017 às 08h45 | Agronegócio

Ministro Eumar Novacki garante que mudanças no Sistema de Inspeção só acontecerão após ouvir toda a cadeia produtiva

De acordo com o ministro, a modernização do SIF é uma reivindicação dos estados e do setor produtivo.

Imagem
Novacki disse que ministério está aberto ao diálogo. (Foto Web)

Ascom Mapa
De Brasília (DF)

Representantes do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical) e da Associação Nacional dos Técnicos de Fiscalização Federal Agropecuária (Anteffa) foram recebidos, nesta terça-feira (26), pelo ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, para discutir a proposta de modernização do Sistema de Inspeção Federal em estudo no Mapa. “Transparência e diálogo” foram palavras chaves usadas por Novacki no encontro.

O ministro ouviu reivindicações dos sindicalistas e disse que a direção do ministério está aberta ao diálogo. “Se não tivermos união interna, não vamos avançar nas mudanças que estamos propondo. E, para se alcançar maior unidade e integração, é necessário que se coloque tudo com muita transparência e abertura”, afirmou.

Tanto representantes da Anffa quanto da Anteffa manifestaram preocupação com o que chamam de terceirização de serviços no processo de modernização. No entanto, o ministro interino fez questão de ressaltar que o objetivo é justamente fortalecer a fiscalização e os servidores de carreira. Novacki reiterou que não há definição ainda e que todas as propostas em estudo serão avaliadas.

“Nosso objetivo não é desmantelar o ministério, pelo contrário, fortalecê-lo em um momento em que, pela primeira vez, depois de anos, consegue ter relevância no cenário nacional. Então, nossa ideia é robustecer a instituição e isso passa também pela carreira dos servidores”, ressaltou Novacki. As mudanças, acrescentou, serão feitas com muita serenidade e só depois de ouvir todos os interessados – servidores do Mapa e setor privado.

A modernização do Sistema de Inspeção Federal foi uma determinação do ministro Blairo Maggi, atendendo demanda dos estados e do setor. Maggi determinou estudos que visem aprimorar o sistema sem perder a eficiência e a segurança sanitária. E orientou que todos os integrantes da cadeia produtiva, produtor, indústria e técnicos do ministério, sejam ouvidos.

A primeira reunião foi com a Anffa Sindical, no período da manhã. À tarde, Novacki se encontrou com os dirigentes da Anteffa. Os sindicatos trataram ainda do concurso público para a contratação de 300 veterinários, cujo edital foi publicado nesta terça-feira no Diário Oficial.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário