Criada em 28/04/2018 às 09h46 | Exportações

Em missão no Canadá, comitiva do Ministério da Agricultura espera destravar exportações de carne brasileira para o país

Liderados pelo secretário executivo do Mapa, Eumar Novacki, a comitiva estará no Canadá entre os dias 30 de abril e 5 de maio, negociando a obtenção da liberação das exportações de carne bovina brasileira e participando da abertura da Feira SIAL Canadá 2018.

Imagem
Em 2017, as exportações agrícolas para o país da América do Norte somaram US$ 658 milhões e as carnes representaram 7,76 % dessas vendas. (Foto Dhiony Costa e Silva/Governo de Rondônia)

 

O secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, chefia delegação brasileira que estará em Toronto e Montreal, no Canadá, entre os dias 30 de abril e 5 de maio, em negociações para obter a liberação das exportações brasileiras de carne bovina e para participar da abertura da Feira SIAL Canadá 2018.

As vendas externas do agronegócio brasileiro para o Canadá representam menos de 10% da totalidade da pauta das exportações nacionais. Em 2017, as exportações agrícolas para o país da América do Norte somaram US$ 658 milhões e as carnes representaram 7,76 % dessas vendas, dominadas pelo setor sucroalcooleiro (59%) e pelo café, que responde por 20,87% do total.

O Canadá é o país com maior extensão territorial da América com 9,9 milhões de quilômetros quadrados, com taxas de crescimento estimada em 2,5% no ano passado e um Produto Interno Bruto (PIB) semelhante ao brasileiro, embora sua população seja de 36 milhões de habitantes, cerca de um terço da brasileira. A balança comercial entre Brasil e Canadá é equilibrada, tanto no total comercializado, quanto no setor agrícola.

De olho no potencial desse mercado para os produtos agrícolas, em especial para a carne brasileira, a comitiva brasileira terá encontros bilaterais com autoridades canadenses, como o secretário de Estado do Ministério da Agricultura canadense, Jean-Claude Poissant, e o inspetor-geral da Canadian Food Inspection Agency (CFIA), empresários, importadores, pesquisadores e representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

Feira de Inovação alimentar

Novacki fará a abertura oficial do Pavilhão Brasil na SIAL Canadá 2018 em conjunto com o Embaixador do Brasil no Canadá, Rubens Gama, em Montreal, no dia 2 de maio, onde terá encontros com os expositores brasileiros. A SIAL é considerada a maior feira de inovação alimentar da América do Norte.

Além de Novacki e diretores do MAPA, a delegação brasileira será composta por 22 empresários brasileiros do agronegócio, ente eles o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Antônio Camardelli. (Do Mapa)

 

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário