Criada em 11/01/2022 às 12h06 | Agronegócio

Ministério da Agricultura autoriza a manutenção de cultivo excepcional de soja nas planícies tropicais

O pedido foi feito pela Adapec em novembro do ano passado. Tocantins mantém a excepcionalidade do plantio de soja nas planícies tropicais tocantinense. "O Mapa autorizou o plantio para três finalidades, sendo elas: pesquisa, ensino e produção de sementes,” esclareceu gerente da Adapec.

Imagem
Tocantins mantém a excepcionalidade do plantio de soja nas planícies tropicais tocantinense. (Foto: Adapec)

Welcton de Oliveira
De Palmas (TO)

Após solicitação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) requerendo a manutenção da autorização de cultivos excepcionais de soja realizados nas planícies tropicais tocantinenses sob o sistema de subirrigação, este, acatou o pedido da Agência e está mantida a autorização para fins de pesquisa, ensino e produção de sementes.

Segundo o gerente de sanidade vegetal da Adapec, Marley Camilo, a partir deste ano o Mapa estabeleceu que os estados que cultivam soja no período de excepcionalidade à janela de semeadura devem oficializar este pedido anualmente. “O Mapa autorizou o plantio para três finalidades, sendo elas: pesquisa, ensino e produção de sementes,” esclareceu Marley.

Para o presidente da Adapec, Paulo Lima, a manutenção do cultivo excepcional de soja nas planícies tropicais é um reconhecimento do trabalho da Adapec na defesa fitossanitária. “Sobretudo, no controle da ferrugem asiática, principal praga da cultura da soja. Além de possibilitar o avanço em pesquisas e a manutenção da produção de sementes para o Tocantins e estados circunvizinhos, reconhecidas sempre pelo seu alto vigor,” destacou Paulo Lima.

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário