Criada em 24/11/2017 às 14h04 | Piscicultura

Mais de 100 produtores de Palmas apostam na piscicultura familiar

O sistema bag fish é uma das apostas, sendo recomendado para pequenos produtores que possuem propriedade com restrição de recursos hídricos e solo arenoso. Os tanques utilizados são de aproximadamente 30 mil litros e comportam até mil peixes.

Imagem
Na Capital, existem 13 produtores de peixes em bag fish sendo que cada um possui quantidade de tanques, espécies de peixe e densidade diferentes. (Foto Regiane Rocha / Secom Palmas)

Deni Rocha
DE PALMAS

A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Palmas (Seder) levou, durante 2017, diversos serviços de assistência técnica e extensão rural para 102 piscicultores do município e para outros interessados em ingressar na atividade de modo familiar ou comercial.

Desse total, existem 13 produtores de peixes em bag fish sendo que cada um possui quantidade de tanques, espécies de peixe e densidade diferentes. Quatro produtores de peixes em tanque do tipo ferro cimento, 65 produtores de peixes em tanques escavados e 20 produtores de peixe em tanques rede.

A Seder realizou e apoiou vários eventos que promoveram o consumo e a produção de peixes no município, entre eles estão a Agrotins, Semana Santa, Agosto Verde, Semana do Peixe, bem como muitas palestras com o corpo técnico da própria secretaria e convidados de outros órgãos e empresas, além de contribuir com a manutenção do frigorífico específico para abate de peixes da Capital.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, ressaltou que, durante o calendário anual de ações da pasta, são realizadas visitas nas propriedades rurais produtoras de peixes e atendimentos na secretaria para repassar orientações sobre cultivo, nutrição, manejo, sanidade, densidade e legislação ambiental.

Já a engenheira de aquicultura da Seder, Maíra Dorneles, esclareceu que são elaborados projetos de piscicultura, integrados ou não com outra atividade agropecuária, de escalonamento, de dimensionamento e de planejamento da produção.

Maíra Dorneles esclareceu também que são demandadas palestras de acordo com as necessidades, munidas de informações técnicas, com temas variados dentro da aquicultura, que vão desde aquaponia, conservação do pescado, boas práticas de manejo, sanidade, nutrição dos animais aquáticos, escolha da espécie para cultivo, montagem e manutenção dos tanques de cultivo e piscicultura em geral.

A engenheira acrescenta que em Palmas existe o cultivo de peixes em tanques escavados, em tanques de lona de vinil modelo bag fish, em tanques de ferro cimento e em tanques rede no lago de Palmas, e que a Seder atende a todas as modalidades.

Bag Fish

A utilização do sistema bag fish é recomendada para pequenos produtores que possuem propriedade com características apropriadas, como restrição de recursos hídricos e solo arenoso. Os tanques utilizados são de aproximadamente 30 mil litros e comportam até mil peixes.

Ainda segundo Maíra Dorneles, o investimento inicial do negócio gira em torno de R$ 3 mil, e já está sendo utilizado por 13 produtores na Capital. Entre as espécies que são criadas estão o tambaqui, a caranha, o pirarucu, o matrinxã, o surubim e o pintado.

“Atualmente, os produtores de peixes em bag fish possuem seus cultivos em pleno andamento e a despesca, aquele momento em que os peixes atingem o peso ideal de abate, geralmente acontece no período que antecede a Semana Santa”, disse. (Da Secom Palmas)

Tags:

Comentários

{{c.nome}}
{{c.comentario}}
{{c.dataCriacao}} às {{c.horaCriacao}}

Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário