Criada em 01/01/2018 às 10h50 | Agronegócio

Folha: “Com fotos, autores tentam alertar que soja e queimadas ameaçam Jalapão”; pesquisador diz que é necessário mais estudo

Nas aspas atribuídas a Sigrist, há uma ressalva que o temor requer pesquisas mais aprofundadas. “Ficamos preocupados que essa invasão de espécie exóticas crie problemas no futuro. Mas precisamos de mais pesquisa sobre isso”.

Imagem
Foto de Lester Scalon que é destaque do livro "Jalapão", da editora Avis Brasilis

O jornal Folha de S.Paulo publica nesta segunda-feira, dia 1º, reportagem sobre o recém-lançado livro “Jalapão”, do pesquisador de fauna e flora e artista plástico Tomas Sigrist e do fotógrafo Lester Scalon, da Avis Brasilis editora. Ao abordar o trabalho, a Folha informa que ambos alertas sobre os riscos que a monocultura da soja e as queimadas ameaçam o Jalapão. 

“O autor dá o exemplo das monoculturas de soja e do uso de gramíneas exóticas, como as africanas e da Nova Zelândia, que estão sendo introduzidas na região para servir de alimento do gado”, diz o texto da Folha. Porém, nas aspas atribuídas a Sigrist, há uma ressalva que o temor requer pesquisas mais aprofundadas. “Ficamos preocupados que essa invasão de espécie exóticas crie problemas no futuro. Mas precisamos de mais pesquisa sobre isso”. 

Contextualizando: a soja lidera o valor bruto da produção agrícola do Tocantins, com R$ 2.422.410.064 (em 2016 ficou em R$ 2.259.047.061), conforme levantamento feito pelo Norte Agropecuário no mês passado.

VEJA TAMBÉM 

Leia a reportagem da Folha

Clique aqui e leia as últimas notícias publicadas sobre a soja

Confira as principais reportagens sobre produção de soja no Tocantins

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário