Criada em 21/04/2018 às 17h20 | Grãos

Liberado plantio de soja nas várzeas tropicais do Tocantins

Na região, em 2017, foram produzidas 157,17 mil toneladas da oleaginosa, em uma área de 57,21 mil hectares, envolvendo 87 propriedades rurais. A produção abastece o mercado interno e os estados de Mato Grosso, Bahia, Maranhão, entre outros.

Imagem
Conforme a Conab, para 2018, a área estimada para produção é a mesma de 2017, em torno de 57,21 mil hectares, porém a estimativa calcula uma perda de 3,4% na produção (foto: Adapec/Divulgação)

Dinalva Martins
DE PALMAS (TO)

A partir desta sexta-feira, 20, está liberado o plantio de soja destinada a sementes ou pesquisas nas Várzeas Tropicais, na área contínua de potencial produtivo de mais de 1 milhão de hectares. A região abrange os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia, Cristalândia, Guaraí e Dueré.

A medida está prevista na Portaria nº 164 de 2 de maio de 2016, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que determina ainda que o prazo será encerrado no dia 15 de junho. Na região, em 2017, foram produzidas 157,17 mil toneladas da oleaginosa, em uma área de 57,21 mil hectares, envolvendo 87 propriedades rurais. A produção abastece o mercado interno e os estados de Mato Grosso, Bahia, Maranhão, entre outros.

Para garantir a sanidade das culturas, a Agência tem monitorado continuamente 100% da área plantada com visitas técnicas semanais, que resultaram em 1.073 fiscalizações em 2017. “As Várzeas é um celeiro produtivo de alta qualidade, por isso, temos ações específicas para atender a demanda daquela região. Isto gera credibilidade e faz com que o Tocantins tenha autorização para plantar nesta época do ano, uma vez que, no restante do país, o plantio é proibido”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha, que retornou ao cargo na manhã desta sexta-feira.

De acordo com o responsável técnico do programa de grandes culturas da Adapec, Cleovan Barbosa, o cadastro da lavoura de soja é obrigatório e o produtor deve fazê-lo nas unidades da Agência, munido de toda documentação exigida, devidamente preenchida. A documentação está disponível para download no site www.adapec.to.gov.br . “Os dados permitem a atualização das áreas de plantio e mais controle sobre a produção da oleaginosa, pois o monitoramento é realizado desde a semeadura até a colheita, que deverá ser encerrada até 10 de outubro”, explicou o gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo.

Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para 2018, a área estimada para produção é a mesma de 2017, em torno de 57,21 mil hectares, porém a estimativa calcula uma perda de 3,4% na produção. (Da Adapec)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário