Criada em 26/09/2018 às 12h20 | Meio Ambiente

Agrotóxicos: Fórum discute melhoria de legislação estadual sobre embalagens e proteção a trabalhadores do campo

Coordenador do fórum, o procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, disse que lei sobre embalagens está desatualizada. Novos integrantes irão compor as três comissões do fórum. Ao todo, integram o fórum 23 instituições governamentais, não governamentais e membros do MPTO, MPF e MPT.

Imagem
Os representantes das instituições pontuaram a necessidade de finalizar a proposta de melhoria e atualização da legislação estadual relativa ao uso, transporte, comercialização e logística reversa das embalagens (foto: Ronaldo Mitt/MPE)

Em reunião nessa quinta-feira, dia 20, na sede do Ministério Público Federal (MPF), em Palmas (TO), membros do Fórum de Combate aos impactos dos agrotóxicos discutiram a necessidade de atualização de leis que regem o segmento. 

No encontro, foram discutidos ainda a definição de novos integrantes para as comissões temáticas e a implantação do plano de trabalho.

Conforme material de imprensa distribuído pelo Ministério Público Estadual (MPE), na ocasião também foi discutido a intensificação dos trabalhos nos últimos meses deste ano, com a finalidade da implantação do Plano de Trabalho 2018/2019 que já foi aprovado.

Os representantes das instituições pontuaram a necessidade de finalizar a proposta de melhoria e atualização da legislação estadual relativa ao uso, transporte, comercialização e logística reversa das embalagens. Segundo o coordenador do Fórum, Procurador de Justiça José Maria da Silva Júnior, a lei está desatualizada.

Também quanto à legislação, foi definida a criação de comissão para discutir o Projeto de Lei nº 6.299/2002 que altera em profundidade a Lei nº 7.802/1989 considerada uma norma avançada de proteção à saúde dos trabalhadores, dos consumidores e do meio ambiente.

NOVOS INTEGRANTES

Os novos integrantes irão compor as três comissões do fórum. São elas, de fiscalização, monitoramento e rastreabilidade; de impactos à saúde, ao meio ambiente e alternativas sustentáveis; e de políticas públicas, informação e pesquisa.

O Fórum também recepcionou, ainda durante a reunião, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) como novo membro. A professora Alice Rocha de Sousa, represente do IFTO no Fórum, destacou a possibilidade de o Instituto contribuir com pesquisas científicas sobre o tema agrotóxicos dentre as ações da instituição como nova parceira do Fórum.

A COMPOSIÇÃO

Os integrantes do Fórum, 23 instituições governamentais, não governamentais e membros do MPTO, MPF e MPT, definiram também pela criação de comissão para discutir o PL nº 6.299/2002 que altera em profundidade a Lei nº 7.802/1989 considerada uma norma avançada de proteção à saúde dos trabalhadores, dos consumidores e do meio ambiente. (Com informações do MPE do Tocantins)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário