Criada em 13/11/2023 às 08h31 | Investigação

Praga da laranja: Governo de SP retira mais de 9 mil mudas irregulares de circulação

No total, sete locais foram fiscalizados e, destes, quatro continham mudas cítricas sintomáticas para a doença chamada greening. Essa praga é a que mais ameaça a produção de laranja em todo o mundo, atinge todos os tipos de plantas cítricas e não tem cura.

Imagem
Governo de SP retira mais de 9 mil mudas irregulares de circulação. (Foto: Divulgação)

Nesta semana, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) e de sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), retirou de circulação mais de 9 mil mudas de citros irregulares em Herculândia, na região oeste do Estado de São Paulo. A operação envolveu equipe técnica da CDA, que contou com apoio da Polícia Militar Ambiental e terminou na sexta-feira (10). No total, sete locais foram fiscalizados e, destes, quatro continham mudas cítricas sintomáticas para a doença chamada greening. Essa praga é a que mais ameaça a produção de laranja em todo o mundo, atinge todos os tipos de plantas cítricas e não tem cura.

A legislação em vigor estabelece medidas de defesa sanitária vegetal para coibir o comércio ambulante de mudas em São Paulo, em decorrência dos graves danos econômicos às lavouras e pomares comerciais que a prática gera. A Coordenadoria de Defesa Agropecuária ainda conduziu trabalhos de educação sanitária na região a fim de orientar os produtores.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, anunciou no mês passado a criação de um comitê para tentar conter o avanço do greening em reunião com o setor da citricultura, no Palácio dos Bandeirantes.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, enfatiza que as fiscalizações vão ocorrer de forma sistemática como uma das frentes de combate ao greening em São Paulo e reiterou o compromisso com o setor.

“A citricultura representou US$ 1,54 bilhão em exportações para a economia de São Paulo até o mês de outubro, sendo o quinto colocado entre os mais exportados pela agropecuária paulista. Temos um compromisso de garantir segurança ao citricultor do Estado”, completou Piai. (Da SAA)

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário