Criada em 17/09/2018 às 16h15 | Meio Ambiente

Inventário Florestal Nacional revelará biodiversidade e vitalidade do cerrado; estudo já foi concluído no Tocantins e em três Estados

O objetivo do levantamento realizado pelo Serviço Florestal Brasileiro é conhecer a biodiversidade, saúde e vitalidade das florestas a partir da coleta de dados em quase cinco mil pontos no cerrado brasileiro. Levantamento já foi concluído no Tocantins, Piauí, Bahia e Distrito Federal.

Imagem
O pequizeiro é uma das plantas típicas do cerrado brasileiro, agora objeto de estudo do Serviço Florestal Brasileiro. (Foto Divulgação Web)

Para detalhar a condição do Cerrado e de todos os biomas, o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, está realizando um amplo levantamento, o Inventário Florestal Nacional (IFN). O objetivo é conhecer a biodiversidade, saúde e vitalidade das florestas a partir da coleta de dados em campo, a cada 20 km. O levantamento já foi concluído no Distrito Federal, Bahia, Piauí e Tocantins, com os resultados do DF já publicados.

O Cerrado é o segundo maior bioma do país, estendendo-se por mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, uma área maior do que o México. Considerada uma das savanas de maior biodiversidade do planeta, apenas 34% do bioma possui cobertura florestal.

Cerca de 16 mil pontos devem ser visitados em todo o país, sendo 4.982 localizados no Cerrado. O trabalho em campo envolve engenheiros florestais, agrônomos, biólogos, mateiros, entre outros profissionais. Eles medem e analisam a saúde e vitalidade das árvores, coletam amostras do solo e de plantas, entre outros aspectos.

Além disso, são realizadas entrevistas com moradores do entorno das áreas pesquisadas para levantar informações sobre sua relação com a floresta e o uso de recursos, como frutos na alimentação, abrigo para o gado ou lenha para cozinhar.

O objetivo é conhecer não só a quantidade dos recursos florestais como também o estado de conservação e a biodiversidade das florestas. “Como temos um país de dimensão continental, é um levantamento muito estratégico. Essas informações poderão ser utilizadas para o desenho de políticas de conservação e uso das florestas”, explica o diretor de Pesquisa e Informações Florestais do SFB, Joberto Freitas. “Do ponto de vista quantitativo, teremos estimativas da biomassa, dos estoques de carbono e também do volume de madeira”, acrescenta.

Andamento

A coleta de dados já foi concluída em mais da metade dos pontos previstos para o Cerrado, com mais de 30 mil amostras de plantas e 9 mil de solo coletadas e 6 mil pessoas entrevistadas, entre outros dados, até o momento.

O levantamento já foi concluído no Distrito Federal, Bahia, Piauí e Tocantins, com os resultados do DF já publicados. E está em andamento em outros quatro dos nove estados que abrigam o bioma. O levantamento em São Paulo e Minas Gerais deve iniciar em breve, cobrindo, com isso, todo o Cerrado. (Do Serviço Florestal Brasileiro)

Tags:

Comentários


Deixe um comentário

Redes Sociais
2024 Norte Agropecuário